Plantio da safra de soja evolui a 98% da área até 13/12, diz AgRural

Safra apresenta boas condições, de acordo com levantamento da consultoria

agricultura_soja (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Lavouras estão em boas condições em boa parte do Brasil, segundo AgRural (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

O plantio da safra 2013/14 de soja do Brasil atingia 98% da área prevista na sexta-feira passada (13/12), um avanço de quatro pontos porcentuais em relação aos 94% apurados na semana anterior, informou a AgRural em levantamento semanal.

A consultoria destacou que a safra apresentava boas condições na maior parte do País, mas alertou que a irregularidade das precipitações já preocupa os produtores ao sul de Mato Grosso de Sul, onde não chove há mais de 20 dias em algumas regiões.

Entre os Estados que ainda não concluíram os trabalhos estão Santa Catarina (96%), Rio Grande do Sul (98%), Bahia (95%), Maranhão (95%), Tocantins (90%), Piauí (70%) e Pará (45%), mostrou o relatório.

No Paraná, as lavouras se desenvolvem bem em boa parte do Estado, relatou a AgRural. Segundo a consultoria, as primeiras áreas semeadas no oeste paranaense estão com "produtividade garantida e devem ser colhidas já na virada do ano".

Não há previsão de chuvas significativas para a Região Sul até o término do mês. Por outro lado, espera-se bons volumes para Mato Grosso e Goiás. No Norte e Nordeste do País, o plantio evoluiu 12 pontos porcentuais na semana, chegando a 87% na sexta-feira passada (13), conforme o levantamento.

Fonte: Globo Rural | Por Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *