Plantio da safra 2013/2014 de soja chega a 8% da área estimada

Retorno das chuvas, em algumas regiões, possibilitou a aceleração da semeadura do grão

Pedro Silvestre

Foto: Pedro Silvestre

Brasil deve bater o recorde e cultivar entre 28,7 e 29,4 milhões de hectares de soja na temporada 2013/2014

Na última sexta, dia 11, o plantio da safra 2013/2014 de soja alcançou 8% da área estimada. Com avanço de 5 pontos porcentuais na última semana, o levantamento da Consultoria AgRural indica que o ritmo dos trabalhos está próximo dos 9%, de 2012, e dos 10% da média de cinco anos.
>> Leia mais sobre soja

O aumento da umidade favoreceu o avanço do plantio, em Mato Grosso, fazendo com que o principal Estado produtor passasse de 3% para os atuais 9% em uma semana. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 14% de área em 2012.

O plantio por região

Em Mato Grosso, a semeadura está mais adiantada na região oeste, com 18% da área plantada em Sapezal.  No leste, a última região a começar os trabalhos no Estado, o grande volume de chuva dos últimos dias incentivou o início do plantio. Embora o normal seja plantar apenas a partir do dia 20, nesta semana 1% da área do leste já estava semeada. A irregularidade das precipitações, no sul do Estado, manteve a área semeada em 8%, contra os 14% de 2012.
Em Mato Grosso do Sul, o plantio evoluiu bem até mesmo no norte, que ainda não havia recebido chuva nos últimos dias, informa a AgRural. Na média do Estado, 11% da área está plantada. No Paraná, houve um salto semanal de 14 pontos porcentuais no plantio, devido à redução das chuvas. Assim, 24% da área estimada foi semeada.

No sudoeste de Goiás, o solo seco dificulta o avanço do plantio, deixando a média do Estado em 2%. Em Santa Catarina, o plantio começou no oeste. A semeadura ainda não se iniciou no Rio Grande do Sul. No sul de São Paulo, o plantio começou favorecido pelas chuvas da semana passada e pelo tempo firme dos últimos cinco dias. Em Minas Gerais, já há alguma movimentação no noroeste, mas o total plantado ainda não alcança 1% na média do Estado.
Valores da soja seguem em alta e área plantada bate recorde no Brasil

O pouco volume de soja em grão disponível mantém os preços em alta e deixa acirrada a disputa no mercado doméstico. Entre 4 e 11 de outubro, a média ponderada das regiões paranaenses, refletida no Indicador Cepea/Esalq, teve aumento significativo de 2,33%, indo para R$ 73,29/saca de 60 quilos. O alto preço do grão e a baixa oferta de derivados, têm elevado os valores de farelo e do óleo de soja.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados na última semana, apontam que o Brasil deve bater o recorde e cultivar entre 28,7 e 29,4 milhões de hectares de soja na temporada 2013/2014. Assim, a produção nacional deve alcançar entre 87,6 e 89,7 milhões de toneladas, com crescimento de 7,5% a 10,1%, também um recorde. Segundo pesquisadores do Cepea, foram a boa liquidez e as perspectivas de preços favoráveis ao sojicultor que fizeram com que produtores elevassem a área plantada com soja, em detrimento do milho.

AE E CEPEA

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *