Plantio cruzado de soja eleva produção

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO – SP | Tânia Rabello

Inovação surgiu no 1º Desafio de Máxima Produtividade de Soja. Vencedores da 2ª edição serão conhecidos hoje

E se, em vez de plantar a soja em linhas paralelas o produtor resolvesse "desenhar" no campo com a sua plantadeira algo semelhante a um tabuleiro de xadrez? E se, com essa ideia inovadora percebesse, no fim da colheita, que em vez das costumeiras 60 a 70 sacas por hectare (numa lavoura bem conduzida), poderia chegar a até 100 sacas de soja por hectare?

O "se" das frases acima foi promovido do condicional para o afirmativo. Já não é a primeira vez que produtores de soja testam a nova forma de plantio e obtêm sucesso quase dobrado na colheita. O segredo, segundo o engenheiro agrônomo Orlando Carlos Martins, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), é que, no plantio em forma de tabuleiro, cabem mais plantas por hectare, sem que uma sufoque a outra. "No plantio convencional é difícil para o produtor reduzir o espaçamento das linhas de plantio de 50 para 25 centímetros, já que a regulagem das semeadoras não é tão reduzida; chega a no máximo 40 centímetros", afirma.

O plantio cruzado e outras experiências inovadoras serão apresentados hoje, na sede da Embrapa, em Brasília (DF), no evento promovido pelo Cesb – uma ONG fundada com o objetivo de melhorar a produtividade de soja de forma sustentável -, intitulado 2.º Fórum Nacional de Produtividade. Após o fórum, ocorrerá a premiação do 2.º Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2010/2011.

"O plantio cruzado já foi usado pelo ganhador do ano passado", afirma o agrônomo Martins. "Este ano, dos três primeiros colocados, a serem anunciados hoje, dois fizeram plantio cruzado", continua. "Ninguém melhor que o produtor, que lida diariamente com a terra, para inovar", acredita. "Dentro do pacote tecnológico disponível atualmente, ele sempre busca maneiras de aumentar a produtividade. E o plantio cruzado, que surgiu dentro do Desafio, foi uma delas."

Mais informações

CESB, WWW.DESAFIOSOJA.COM.BR

——————

Boa inovação

100,5 sacas por hectare foi o que colheu um produtor com o plantio cruzado de soja

68 sacas colheu o mesmo produtor, no sistema linear

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *