Plano Safra: parlamentares do agro pedem corte no custo de crédito rural

Integrantes da bancada do agronegócio e o ministro da Economia, Paulo Guedes, terão uma reunião nesta sexta-feira, 12, para discutir melhores condições de financiamento para o setor

11 de junho de 2020 às 14h47
Por Canal Rural

Integrantes da bancada do agronegócio e o ministro da Economia, Paulo Guedes, terão uma reunião nesta sexta-feira, 12, para discutir melhores condições de financiamento para o Plano Safra 2020/2021.

Na pauta estão a redução do spread bancário, aumento de recursos para assistência técnica e extensão rural e regularização fundiária. O tema já foi discutido na última semana com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Segundo análise do ex-secretário de política agrícola e comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, o Ministério da Agricultura vem tratando deste tema junto ao governo nas últimas duas semanas, ‘porque ficou evidente que não basta apenas que o mercado financeiro cobre menos por um empréstimo financeiro’.

“Estamos acompanhando que a Selic caiu mas o governo diz que não é possível baixar os juros, e os agricultores não estão entendendo essa questão. Os custos do sistema de crédito no Brasil são caros. Só aqui existe um sistema de crédito específico para a agricultura. Em outros países desenvolvidos não existe essa diferença, é tudo unificado e os juros são baixos”, afirma o comentarista.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *