Plano no Quênia visa agricultor

Outro projeto implementado na África, "Kilimo Salama", que em queniano significa "Agricultura Segura", está entre os mais elogiados pelos especialistas. O programa foi lançado em 2009 e objetiva a venda de seguros através de agroveterinários, que funcionam como uma espécie de corretores locais. Eles recebem um celular com o aplicativo do programa. Quando um agricultor quer comprar um seguro, o distribuidor inicia a aplicação Kilimo e registra o cliente alvo em quatro etapas: identificação, número do celular, dia para pagamento e o produto. A apólice é gerada automaticamente no servidor da seguradora e o agricultor recebe a confirmação instantânea via SMS.

As decisões de pagamentos são automáticas. Paga-se por intermédio do celular de cada agricultor, usando M-Pesa, uma forma de transação eletrônica no Quênia. "M" é de mobile e "Pesa" é a moeda queniana. "Este projeto serviu de fonte de inspiração para a Bradesco Seguros criar o seu programa de vendas de seguros utilizando tecnologia móvel celular", conta Velasques.

Já na Índia, uma seguradora estrangeira só pode operar em cooperação com uma seguradora local, sendo que um percentual de suas vendas precisa vir do microsseguro. Assim, a New York Life fez uma "joint venture" com a Max Vijay para a distribuição de seguros e produtos financeiros em pequenos mercados de alimentos e outros microcentros comerciais, utilizando as máquinas de POS. São produtos, simples e tangíveis, de seguros e poupança, vendidos através de pequenos varejistas, como seguro de vida e acidentes pessoais. O projeto funciona desde 2009 na cidade de Haryana. "Essa estratégia de distribuição e de utilização de tecnologia encorajou a Bradesco a desenvolver a sua base para vender seguros pelos correspondentes bancários", diz Velasques. (DB)

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/financas/2794696/plano-no-quenia-visa-agricultor#ixzz245kO8NCq

Fonte: Valor | Por De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *