Plano busca reduzir os danos com estiagens

Documento de subcomissão de Irrigação da Assembleia Legislativa será entregue ao governador Eduardo Leite

Será entregue na quarta-feira o relatório da subcomissão de Irrigação de Assembleia Legislativa que prevê ações concretas de enfrentamento de secas e estiagens pelo governo do Estado.

Presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha na Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB), que elaborou o documento, ressalta que a ideia é que as sugestões sejam utilizadas como base para um programa estadual antes que estes fenômenos climáticos castiguem novamente o Rio Grande do Sul.

"Muito falamos sobre seca, estiagem, sobre perdas dos agricultores e do municípios. Temos aqui uma solução prática. Esperamos que agora essa nossa sugestão avance", pondera Weber.

As propostas incluem ação integrada entre agentes públicos, financeiros e privados para geração de energia elétrica de qualidade nas áreas rurais. Isso porque uma das dificuldades para irrigar é a falta ou inconstância, e custos, de fornecimento na rede trifásica com capacidade para uso de equipamentos.

Outra proposta é a declaração das atividades de armazenamento de água como de interesse social em Áreas de Preservação Permanente (APP), assim como a ampliação na construção de reservatórios.

A padronização de leis e simplificação de regras de licenciamento ambiental para estes casos também está entre as demandas, assim como a criação de linha de crédito subsidiado para investimento em equipamentos, garantia de assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar que implantar projetos na área.

Weber também irá solicitar a instalação de um grupo gestor permanente de acompanhamento das ações de enfrentamento de estiagens junto ao gabinete do governador.

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *