PIB do agronegócio subiu 0,95% em janeiro, diz CNA

Divulgação / Divulgação

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 0,95% em janeiro, de acordo com estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) divulgada na quinta-feira. Tanto as cadeias de produção agrícola quanto as da pecuária registraram desempenhos positivos no mês – 0,97% e 0,90%, respectivamente.

No segmento de insumos, a agricultura registrou crescimento de 1,34% e a pecuária, de 1,17%, impactadas pelo incremento da produção de combustíveis e o encarecimento das rações após a disparada dos grãos a partir de meados do ano passado.

Nas atividades primárias, o avanço da agricultura foi de 1,81%, puxado basicamente pela recuperação da produção e pelo elevado patamar de preços de commodities como soja e milho, e o da pecuária ficou em 1,33% – apesar do crescimento da indústria de lácteos. Já o PIB das agroindústrias focadas na agricultura aumentou 0,40% e o das centradas em carne recuou 0,11%.

No segmento de distribuição, finalmente, a área agrícola registrou alta de 0,84% e na pecuária o incremento foi estimado em 0,59%, sempre de acordo com os dados divulgados pela CNA.

A tendência, de acordo com analistas consultados pelo Valor, é que a divulgação dos resultados no primeiro trimestre continue a trazer dados positivos, principalmente porque a quebra da produção de grãos na temporada 2011/12 prejudicou muito os números desse mesmo intervalo do ano passado.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3120410/pib-do-agronegocio-subiu-095-em-janeiro-diz-cna#ixzz2TAyyCldL

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes | De São Paulo

Compartilhe!