PIB da agropecuária deverá crescer 6,5% em 2013, estima CNA

SÃO PAULO  -  A queda de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no terceiro trimestre deste ano em relação ao período imediatamente anterior, apontada nesta terça-feira pelo IBGE, deverá resultar em crescimento acumulado do setor em 2013 de 6,5%, conforme estimativa divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De janeiro a setembro, o avanço na comparação com igual intervalo de 2012 foi de 8,1%.

No primeiro semestre, os expressivos resultados observados foram impulsionados sobretudo pelo aumento da colheita de grãos na safra 2012/13, que se recuperou dos problemas provocados por uma severa estiagem na região Sul em 2011/12 e bateu um novo recorde histórico. A CNA também destaca os reflexos positivos do crescimento da produção de cana no país para os incrementos verificados.

Conforme a entidade, a desaceleração observada no terceiro trimestre deste ano refletiu os impactos negativos provocados pelas menores produções de produtos como laranja, café e mandioca. Os preços de laranja e café também continuam em baixos patamares, o que não acontece com a mandioca.

(Fernando Lopes | Valor)

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3361244/pib-da-agropecuaria-devera-crescer-65-em-2013-estima-cna#ixzz2mVJzgooP

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes | Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *