Pesquisa da Embrapa promete aumentar a produtividade de cana-de-açúcar no Centro-Oeste
Experimento integra plantação de sorgo, floresta e pecuária e foi apresentado ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho
Foto: Elza Fiúza / ABr
Mendes e Arraes discutem meios de oferecer maior assistência aos produtores rurais
Uma pesquisa da Embrapa Cerrado, em Planaltina (DF) promete auxiliar no aumento da produtividade de cana-de-açúcar na região Centro-Oeste. A proposta é criar uma variedade que seja adaptada às características da região, como solo, clima e, principalmente, falta de água. Os 21 hectares de experimento que integram a plantação de sorgo, floresta e pecuária são fruto de quatro anos de pesquisa e o estudo foi apresentado nesta segunda, dia 14, ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.
O sistema é um dos mais recomendados para recuperação de áreas degradas, conforme os especialistas. Neste projeto, 48 atividades de pesquisa acontecem na unidade e em outras três sedes da Embrapa.
Mendes também visitou um espaço com plantação de cana-de-açúcar. O ministro lembrou a importância da empresa no desenvolvimento de práticas sustentáveis, mas reconheceu que a técnica nem sempre chega ao produtor.
– O Brasil deixou a extensão rural para trás. Precisamos oportunizar que cada vez mais tenhamos como dar assistência ao nosso produtor – disse.
Apesar da evolução nas pesquisas, o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, acredita que é preciso avançar mais.
– Nós temos muito ainda no que avançar em termos de indicadores, de sustentabilidade e acabar com os “achismos”. Ter realmente dados científico balizando as decisões do governo e produtores rurais – apontou.
Fonte: Ruralbr | Maíra Gatto | Brasília (DF) | CANAL RURAL