Perspectiva para processamento de cacau é de crescimento

Apesar do ambiente econômico desfavorável, aumento da demanda dos mercados emergentes deve incentivar a produção

por Agência Estado

 Shutterstock

A demanda por cacau em pó continua forte nos mercados asiáticos

A perspectiva para o processamento de cacau na temporada atual ainda é de crescimento, apesar do ambiente econômico desfavorável, informou nesta terça-feira (12/6) a Organização Internacional do Cacau (ICCO), devido especialmente ao aumento da demanda dos mercados emergentes.
Segundo a ICCO, a demanda por cacau em pó continua forte nos mercados asiáticos, mesmo com as preocupações do setor com o impacto da crise da dívida europeia sobre o consumo de chocolate no continente. Os participantes do mercado continuarão a monitorar de perto o ritmo das chegadas da amêndoa da safra intermediária da Costa do Marfim e de Gana durante os próximos meses, disse a ICCO. O desenvolvimento da safra principal nos dois principais produtores mundiais também será decisivo para determinar a direção dos preços.
Pode haver ainda um impacto altista sobre os preços da commodity se o consenso geral de um déficit de oferta para as safras 2011/12 se confirmar e caso a temporada 2012/13 também sofra com a escassez, segundo a instituição.
A ICCO ressaltou que o fenômeno climático El Niño pode exacerbar o déficit potencial da próxima safra, com 50% de chances de que ele ocorrera na segunda metade de 2012, de acordo com o Centro de Previsões Climáticas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *