Período de plantio da safrinha do milho no Centro-Sul começa na sexta

Segunda safra responde pela maior parte da colheita total do grão.
Em TO e RO, o plantio começa em fevereiro e no MA e PI, em março.

O período recomendado para o plantio da segunda safra de milho da temporada 2015/16 no Centro-Sul do Brasil começa na sexta-feira (15). Agricultores do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais devem plantar o cereal até março, informa o Ministério da Agricultura, por meio de comunicado.

MIlho Showtec Mato Grosso do Sul (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)

MIlho safrinha (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)

Atualmente, a segunda safra responde pela maior parte da colheita total do grão (1º e 2º ciclos). No período 2014/15, a segunda safra, ou de inverno, representou 64,5% da produção de 84,67 milhões de toneladas.

Conhecida anos atrás como safrinha, a segunda safra de milho passou a se destacar mais na agricultura brasileira a partir do ciclo 2011/12. Naquela temporada, a colheita do cereal plantado fora do período tradicional do calendário agrícola ultrapassou pela primeira vez o volume da produção do milho primeira safra. Desde então, não parou mais de crescer.

O milho segunda safra também é cultivado no Norte e no Nordeste. Em Tocantins e Rondônia, o plantio se inicia em fevereiro. No Maranhão e no Piauí, a semeadura começa em março. Em abril, será a vez dos agricultores de Alagoas, do nordeste da Bahia e de Sergipe plantar do cereal.

Do Estadão Conteúdo

Fonte : Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *