PEQUENOS PRODUTORES | Manter jovens no meio rural é desafio

Apesar das ações do governo voltadas aos pequenos produtores, como aumento do crédito de R$ 3 bilhões para R$ 18 bilhões. em 10 anos, no Plano Safra da Agricultura Familiar, a evasão no campo preocupa o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
O ministro participou ontem do painel Sustentabilidade na Agricultura Familiar, na Casa RBS, na Expointer.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentados no evento apontam que 218 mil famílias deixaram o meio rural nos últimos 10 anos no país. Segundo Pepe Vargas, é preciso debater o tema da sucessão rural nos ambientes econômico, social e ambiental. O ministro avalia que ainda existem níveis de diferenciação muito grandes dentro da própria agricultura familiar, que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros.
– Temos agricultores familiares dinâmicos, que já usam tecnologias e fazem a própria comercialização, outros que estão no processo de desenvolvimento e aqueles que estão em situação de extrema pobreza – disse o ministro.
Entre as alternativas para enfrentar o problema, Pepe Vargas destaca programas como o aumento ao crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a retomada de uma assistência técnica global com o plano de desenvolvimento das empresas de extensão rural.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *