Pedro Alfonsin: Aviso urgente da Fifa para Grêmio, Inter e grandes clubes

O advogado gaúcho Pedro Alfonsin explica que a falta de pagamento em transações internacionais pode gerar a perda de pontos dos clubes devedores em campeonatos nacionais

A CBF alertou os clubes brasileiros depois de uma determinação da Fifa. Quem der calote em transferências internacionais, ou até atrasar o pagamento de salários de atletas estrangeiros, poderá perder pontos em competições nacionais.

A dupla Gre-Nal precisa ficar atenta. Pedro Alfonsin, advogado sócio do Escritório Ricardo Alfonsin Advogados e especialista no assunto, explica:

Transferências internacionais
“O futebol mundial vive nessa década uma evolução para a autorregulação, bastante positiva. As novas normas estabelecidas pela Fifa, já culminaram, de um lado, para a punição da cúpula do futebol mundial (Fifagate), estabeleceu avanço muito grande para a intermediação de negócios no futebol e exigiu transparência para as transferências internacionais. Uma ponta fraca desse arcabouço normativo certamente é a transgressão das decisões do Dispute Resolution Chamber (DRC) da Fifa, muitas vezes ignorados por clubes e atletas dos cinco continentes”.

Perda de pontos
“As novas sanções impostas de forma mais objetiva pela Fifa, com perda de pontos, rebaixamento e proibição de transferências, deve dar mais segurança jurídica para os clubes, treinadores e atletas ao se transferirem para países estrangeiros. Algumas nações, muitas vezes, têm se demonstrado bastante arredias com estrangeiros, praticando uma série de atos que caracterizam coação econômica e pessoal, tais como retenção de passaporte e não pagamento de salários”.

Alerta
“Por isso, vemos com bons olhos as novas normas e alertamos que os clubes brasileiros devem estar atentos ao cumprimento de suas obrigações para que não sofram essas severas punições o que afetariam seriamente nossos campeonatos locais”.

Fonte: Zero Hora
30/05/2018 – 07h30min
Atualizada em 30/05/2018 – 08h01min
Luiz Zini Pires
LUIZ ZINI PIRES