"Passaremos um pente-fino nos assentamentos rurais", diz novo superintendente do Incra no RS

Ruralista Tarso Teixeira, de São Gabriel, assume oficialmente o cargo nesta quinta-feira (25)

Fernando Gomes / Agencia RBSA ideia do novo superintendente é promover reassentamento de famílias em lotes que estiverem com irregularidadesFernando Gomes / Agencia RBS

Nomeado pelo governo federal para assumir a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul, o ruralista Tarso Teixeira já tem definida a primeira ação: "passaremos um pente-fino nos 345 assentamentos rurais no Estado". O objetivo é fazer um levantamento das áreas que ocupam 294 mil hectares em 98 municípios gaúchos.

— Há denúncias de irregularidades em boa parte deles. Vou regularizar isso, com diálogo — afirma Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel há 15 anos e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado.

A ideia do novo superintendente é promover reassentamento de famílias em lotes que estiverem com irregularidades — como arrendados, vendidos ou em uso para outras atividades.

— Vamos buscar pessoas nos próprios municípios, trabalhadores que tenham vocação para a produção agrícola — exemplifica.

Vamos buscar pessoas nos próprios municípios, trabalhadores que tenham vocação para a produção agrícola.
TARSO TEIXEIRA

Superintendente do Incra no RS

Outro plano do ruralista é levar assistência técnica e estrutura aos assentamentos, por meio de parcerias com órgãos como Emater, Sebrae e prefeituras.

— É preciso assentar pessoas para serem produtivas. De nada adianta dar um pedaço de terra e deixá-las lá, sem apoio nenhum — afirma.

Um dos equívocos do modelo atual da reforma agrária, na opinião de Teixeira, é a matriz produtiva dos assentamentos:

— Em pequenas propriedades é preciso incentivar a produção de frutas e hortaliças. Não dá para produzir soja em 10 hectares e ser competitivo.

O novo superintendente fará a primeira reunião no órgão hoje, quando será apresentado no cargo.

Fonte: Zero Hora

25/07/2019 – 12h00minAtualizada em 25/07/2019 – 12h00min

Joana Colussi

JOANA COLUSSI

Compartilhe!