País bate recorde de produção de carne de frango em 2011

FREDY VIEIRA/JC
Turra comemora produção recorde de 13 milhões de toneladas
Turra comemora produção recorde de 13 milhões de toneladas

A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) anunciou ontem as estatísticas consolidadas do setor avícola em 2011. Os números finais da produção de carne de frango fecharam em 13,058 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 6,8% em relação a 2010 e um recorde na história do setor. Com esse desempenho, o Brasil, terceiro maior produtor mundial, encurtou ainda mais distância que o separa da China, o segundo país no ranking, abaixo dos Estados Unidos. De acordo com projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (Usda), a produção chinesa de carne de frango teria somado 13,2 milhões de toneladas em 2011, contra 16,757 milhões da norte-americana.
A diferença que separa o Brasil da China caiu, portanto, de 320 mil toneladas em 2010 para 142 mil toneladas em 2011. E a expectativa é de que 2012 termine com o Brasil na segunda posição do ranking mundial de produtores de carne de frango. Merece destaque, também, o fato de que o principal cliente da carne de frango produzida pela avicultura nacional é mesmo o consumidor brasileiro. Em 2011, 69,8% da produção foram destinados ao mercado interno, contemplado com os mesmos elevados padrões de qualidade e sanidade conferidos ao produto destinado ao mercado internacional.
"A performance da produção avícola em 2011 é fruto da verdadeira revolução verificada na avicultura brasileira nas últimas décadas", frisou o presidente-executivo da Ubabef, Francisco Turra. Para aprimorar ainda mais o atendimento às demandas do consumidor brasileiro, a Ubabef está finalizando uma pesquisa de hábitos de consumo.
Em 2011 o consumo per capita de carne de frango foi de 47,4 quilos, contra 44 quilos em 2010, com crescimento de 7,5% e registrando um patamar inédito. Isto significa que, no ano passado, o consumo de carne por habitante foi, em média, de quase quatro quilos mensais ou um quilo a cada semana. Em 2011, as exportações da avicultura brasileira totalizaram US$ 8,853 bilhões, com incremento de 19,7% em relação ao ano anterior.

Fonte:  Jornal do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.