Participação brasileira nas exportações mundiais cresceu 1,44%, aponta OMC

Na importação, país obteve índice maior que em 2010, mas caiu uma posição no ranking

Marcos Porto

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

País segue ocupando a 22ª posição no ranking dos países exportadores

A participação brasileira nas exportações mundiais aumentou em 2011 em relação ao ano anterior, passando de 1,36%, em 2010, para 1,44%, em 2011, segundo relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgado nessa quinta, dia 12.
O Brasil segue ocupando a 22ª posição no ranking dos países exportadores com tendência de elevação de sua representatividade no comércio internacional, observada desde 2003.
Na importação, o país caiu uma posição em 2011, ocupando agora o 21º lugar, mas aumentou sua participação de 1,25% para 1,29%. O crescimento no comércio mundial de bens no ano passado foi de 5% e a previsão da OMC é de que haja um crescimento de 3,7% em 2012, o que seria um número abaixo da média de 5,4% dos últimos vinte anos.
O relatório da OMC menciona os riscos do atual cenário mundial em que fragilidade e incertezas permanecem. O estudo cita a recessão profunda na Zona do Euro que agrava a crise financeira e o aumento do preço das commodities, elementos que abalam o comércio exterior com reflexos neste ano.
Por outro lado, relatório também analisa possíveis cenários positivos com o arrefecimento da crise europeia, a recuperação nos Estados Unidos – que iria impulsionar a demanda mundial de importações – além de uma recuperação moderada no Japão.

Fonte: Ruralbr | MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *