Parque de Exposições Assis Brasil começa a receber animais para a Expointer Digital 2020

Tradicional cerimônia de chegada não foi realizada em função de todas as regras de distanciamento e protocolos de saúde definidos para evitar o coronavírus

Equinos são maioria no evento

Equinos são maioria no evento | Foto: Fernando Dias/Seapdr/CP

Quatro cavalos crioulos foram os primeiros animais a ingressar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a Expointer Digital 2020, ontem. O evento ocorre de 26 de setembro a 4 de outubro. Pacífico Pauste, Floreio Seresteiros, Estrela Cadente e Basca Beatriz estão entre os 92 selecionados da raça que participarão, a partir do dia 24, das provas do 39° Freio de Ouro, cuja final ocorre no domingo, dia 27.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, explica que neste ano não haverá limitação de data para entrada e saída de animais no parque e que, por isso, a inspetoria veterinária local ficará aberta todos os dias, até o final da exposição. “Neste ano, excepcionalmente, o produtor que tiver seu animal em julgamento na quarta-feira, por exemplo, poderá chegar ao parque na terça-feira e ir embora na quinta-feira”, detalha, lembrando que a medida visa a evitar aglomerações.

Os animais podem ingressar no parque das 8h às 20h. Está vedada a entrada de exemplares que sejam de áreas livres de febre aftosa com vacinação, uma vez que o status do Rio Grande do Sul evoluiu para zona livre sem vacinação. Vão participar desta edição 230 ovinos das raças Texel, Poll Dorset, Suffolk, Naturalmente Coloridos, Merino Australiano, Corriedale, Crioula e Dorper; 26 bovinos de corte das raças Charolês, Devon, Simental e Simbrasil; 74 bovinos de leite da raça Holandês; 687 equinos das raças Quarto de Milha, Árabe e Crioula.

Testagem de pessoal

Também nesta segunda-feira foi iniciada a testagem de Covid-19 nas pessoas que residirão no parque durante a Expointer, como ginetes, cavaleiros, tratadores, cuidadores e expositores da agricultura familiar. Os testes estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde de Esteio.

Por Correio do Povo

Fonte : Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *