Parlamentares se reúnem para tirar dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural

CAR deve ser regulamentado em dezembro

Rodrigo Rey

Foto: Rodrigo Rey / Divulgação

Existem cerca de cinco milhões de imóveis rurais no país

Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária se reuniram nesta quarta, dia 6, no Ministério do Meio Ambiente, com técnicos que desenvolveram o sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR). O agricultor irá preencher o cadastro de acordo com as imagens de satélite que irão identificar as propriedades. Existem cerca de cinco milhões de imóveis rurais no país.
>>Entenda o Código Florestal

O CAR, que é uma das normas do Código Florestal, deve ser regulamentado em dezembro. O deputado federal, Valdir Collato, diz que a partir desta data, o produtor terá o prazo de um ano, prorrogável por mais um, para acessar a plataforma criada pelo governo.

– O treinamento já está sendo feito, técnicos estão trabalhando com isso. As cooperativas, os sindicatos e as prefeituras. O grande problema que nós temos, é que os Estados se adaptem e se enquadrem no cadastro único geral que é o cadastro do Ministério do Meio Ambiente – salienta Collato.

– Além da questão do cadastro, do desdobramento dele, tem outros pontos que a gente precisa de uma definição clara por parte do meio ambiente. Por exemplo, em Santa Catarina, os produtores reclamam de que os cartórios estão exigindo a averbação da reserva legal. O executivo e legislativo acordaram um texto. Agora, queremos que isso seja bem esclarecido para evitar problemas em qualquer canto do país – salienta o presidente Frente Parlamentar da Agropecuária, Luiz Carlos Heinze.

Três Estados já estão com o sistema do CAR pronto: Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.
>>Especialistas orientam produtores a se preparar para o CAR

>>Leia mais notícias sobre o CAR

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *