PARCERIA – Representante da IBM conhece Agrihub e pujança do agro em MT

Assessoria

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, recebeu representantes do setor de tecnologia da filial brasileira da multinacional IBM, além de investidores de São Paulo e outras corporações de Mato Grosso, para conhecerem o potencial do agronegócio local e o projeto Agrihub. A visita, ocorrida na manhã desta segunda-feira (19/12), deu início ao evento “Tour Agrihub”, uma proposta elaborada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para aproximar investidores do projeto e das práticas agropecuárias do Estado.

Na reunião, conduzida pelo superintendente do Imea, Daniel Latocarraca, Prado deixou claro que o produtor rural de Mato Grosso anseia por vencer problemas encontrados no campo com soluções tecnológicas e que, por consequência, não vê mercado mais promissor para quem atua no ramo.

“Não vejo nada mais promissor do que isso no momento, por conta do que representa Mato Grosso. É esse o caminho. Agora, há desafios. O primeiro, de conectividade, porque internet ainda não é uma realidade em todos os lugares. E o outro, esse acesso tem que ser simples, amigável, adequado ao perfil do produtor rural”, ponderou o presidente.

Latorraca apresentou aos membros da comitiva todos os dados que demonstram a pujança agropecuária de Mato Grosso, como o Valor Bruto da Produção prevista para 2017, que é de R$ 63 bilhões, e a participação da produção de soja do Estado no país, de 32% do total, e do mundo, de 9%.

“O Brasil hoje é um grande player mundial do agronegócio, grande produtor de várias das culturas que faz e grande exportador também. Hoje, esse PIB do agronegócio que envolve a agropecuária mais a indústria, é 21% do PIB nacional. E Mato Grosso é o maior player dentro do Brasil, e isso justifica isso tudo estar começando aqui”, apontou o superintendente do Imea, lembrando que, em Mato Grosso, o setor do agronegócio representa 50,5% do PIB.

Entusiasmado com as demonstrações já feitas em outras oportunidades sobre a ideia do Agrihub e o potencial de inovação que o Estado permitirá, o representante da empresa multinacional de tecnologia comentou a possibilidade de parceria com o Sistema Famato/Senar-MT. “Acho que temos sim como colaborar, criar esse mercado. Nosso presidente gostou da apresentação e disse para irmos em frente”, comentou o Chefe do Departamento de Tecnologia da IBM Brasil, Luís Fernando Liguori, agradecendo a oportunidade de participar do projeto Agrihub.

Após a explanação, os integrantes do grupo saíram em viagem para a região de Campo Verde, no sul do Estado, para conhecerem três propriedades de diferentes tamanhos e que diversificam a produção, além de visitariam o Sindicato Rural da cidade. As visitas se encerram nesta terça-feira.

Assessoria

Fonte: Sistema Famato