Paraná deve adiantar cultivo de soja

Com as perspectivas de clima favorável, os produtores do Paraná vão antecipar ao máximo o plantio de soja na safra 2012/13 para aproveitar, em seguida, a temporada de milho de inverno. De acordo com a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), 40% dos 3 milhões de hectares de terras agricultáveis nas regiões oeste, norte e noroeste do Estado começarão a semeadura já em 21 de setembro, quando as regras do zoneamento agroclimático autorizam o início dos trabalhos.

A pressa se deve aos elevados preços da soja no mercado internacional e à estimativa de bons ganhos também com a segunda safra de milho (a chamada "safrinha"). "Quanto antes os produtores colherem a soja, antes plantarão o milho de inverno, evitando que o cereal seja exposto a possíveis geadas", explica Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Ocepar. Além disso, o agricultor que optar pelo plantio antecipado, teoricamente, evitará a incidência da ferrugem da soja. "Quanto mais lavouras próximas, maior o risco de pragas. Em outubro e novembro, as plantações ficam muito concentradas", diz.

Entretanto, pondera Turra, cerca de 1 milhão de hectares no Paraná devem ser cultivados com soja apenas no início de outubro, pois são regiões que geralmente não cultivam a safrinha do milho.

Em 2011/12, os produtores que anteciparam o plantio foram os que sofreram as maiores perdas de produção, que totalizaram 4 milhões de toneladas. Mas o medo de uma nova estiagem acabar com as plantações de soja, como ocorreu na safra passada, não está na mente dos produtores associados às cooperativas vinculadas à Ocepar, afirma Flávio Turra.

"É verdade que no ano passado foram menos afetadas as plantações com início em outubro e novembro, porque não passaram pelo período de seca, mas isso é uma exceção. Normalmente, a rentabilidade de quem planta antes é maior", afirma Turra. Para este ano, os meteorologistas confiam na ocorrência do fenômeno climático El Niño, que traz chuvas bem distribuídas.

A Ocepar ainda não fez suas projeções para o plantio de soja e milho na temporada 2012/13, mas o gerente técnico afirma que é certo que o milho de verão e o trigo perderão espaço para a soja. "A remuneração da soja está melhor para o produtor. Aqui no Paraná, está claro que a safrinha deixou de ser pequena e passou a ser uma cultura importante, mas intercalada com a soja", diz.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/empresas/2800286/parana-deve-adiantar-cultivo-de-soja#ixzz24NMSivLW

Fonte: Valor | Por Fernanda Pressinott | De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *