Paraná abre a colheita oficial da maior safra de soja do país

Passados quatro meses da abertura oficial do plantio em Sinop, no médio norte de Mato Grosso, é chegada a hora de iniciar a colheita desta que promete ser a maior safra de soja já colhida no Brasil. A solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Safra de Soja 2013/2014 aconteceu neste sábado, dia 1º, em uma manhã de muito sol e calor no oeste do Paraná.

Assim como na abertura do plantio, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, esteve presente na colheita simbólica, junto com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. O governador do Paraná, Beto Richa também esteve presente no evento na Fazenda Boa Sorte, em Quarto Centenário. Os seis tratores preparados para esta colheita, realizada em uma área previamente preparada na fazenda especialmente para este evento, colheram 83 sacas por hectare.

– Sinceramente, eu não esperava tanto. Agora é torcer para o preço não cair – disse Carlos Apoloni, que administra a propriedade da família.

Após conduzir uma das colheitadeiras, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann reafirmando a expectativa de uma safra recorde neste ano e creditando este sucesso aos produtores.

– Sabemos que nossa produção está ancorada principalmente no empreendedorismo do nosso produtor. O Brasil vai se consolidar como grande produtor e grande fornecedor de alimentos para o mundo, apesar das dificuldades logísticas. No ano passado exportamos mais milho que os Estados Unidos, aumentamos quatro vezes nossas exportações, e precisamos estar preparados para isso – disse a ministra

Gleisi enumerou as ações do governo para apoiar o desenvolvimento do setor, como o Plano Safra, a ampliação da oferta de seguro agrícola e as concessões de rodovias federais. A ministra também disse que o governo agiu com rapidez frente a ameaça da Helicoverpa armígera – uma das grandes reclamações do setor nesta safra. Segundo a ministra, o governo criou o decreto que regulamentou as situações de emergência fitossanitária e liberou em tempo recorde dois novos produtos para o combate à ferrugem da asiática.

O governador do Paraná, Roberto Richa (PSDB), destacou a contribuição do agronegócio para o resultado do PIB brasileiro em 2013 e enumerou as ações do governo do Estado para apoiar o setor agropecuário.

– Temos feito nossa parte, com diálogo, com respeito, ouvindo e dando direto àqueles que melhor conhecem seu setor de mostrarem o caminho ao poder público. Muitas propostas incorporadas pelo nosso governo vieram do setor rural – disse o governador.

Fonte : RuralBr