Para mostrar o peso da carga tributária sobre o campo

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC
Luiz Carlos Fetterman e Fábio Avancini Rodrigues
Luiz Carlos Fetterman e Fábio Avancini Rodrigues

Cerca de 1.700 touros e fêmeas das raças Hereford, Braford, Angus e gado leiteiro estarão à venda na 82ª Expofeira de Santa Vitória do Palmar, entre os dias 29 de outubro e 6 de novembro, conforme informação do presidente do Sindicato Rural, Fábio Avancini Rodrigues, que, ontem, fez a apresentação da feira em Porto Alegre. Com a venda de máquinas agrícolas, que está super-aquecida, ele espera um movimento financeiro muito superior aos R$ 4 milhões de 2012. Um dos diferenciais da feira será a venda de produtos agropecuários, principalmente arroz, leite e derivados, sem o valor dos impostos que pesam sobre a produção rural. É um movimento para mostrar quanto a carga tributária pesa sobre os preços dos alimentos, segundo Luiz Carlos Fetterman, da Cite 73, da Federacite em Santa Vitória do Palmar.
Repúdio
Sem citar a empresa, o superintendente regional do Ministério da Agricultura, Francisco Signor, manifestou, ontem, seu “repúdio” “à tentativa de criar uma marca para a carne brasileira”. Referia-se à campanha publicitária da JBS em torno da “carne Friboi”, apresentada como a única de qualidade no País. “Estão querendo impor uma marca para a carne através de uma propaganda que nada faz para construir. Há diversidade de carnes no País e, se alguém pode falar em carne de alta qualidade, são os gaúchos, que trabalham com gado de origem europeia, reconhecidamente os de carne mais saborosa e macia”, disse Signor, no lançamento da Expofeira Agropecuária de Santa Vitória do Palmar, na churrascaria Barranco. A propaganda dá a entender que a carne Friboi é a única inspecionada, quando todas passam pelo controle do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Honda eólica

A Honda Energy do Brasil, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil, vai lançar a pedra fundamental do futuro parque eólico da empresa na cidade de Xangri-lá, dia 29. A iniciativa, inédita entre as fabricantes de automóveis presentes no País, receberá investimento de R$ 100 milhões e irá suprir toda a demanda de energia da fábrica de automóveis da Honda, localizada na cidade de Sumaré (SP). Estará presente o presidente da Honda Energy, Carlos Eigi Miyakuchi.
Dinheiro há
O vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, diz que o setor pecuário gaúcho está entusiasmado com os bons resultados das feiras agropecuárias de Primavera, que tem registrado preços excelentes para os bovinos e os ovinos. Há boa oferta de dinheiro, através do crédito dos bancos, a juros compatíveis com a atividade agropecuária. Até a Caixa Econômica Federal está financiando a aquisição de fêmeas, com seis anos de prazo e três de carência.
Inovação
Empresas interessadas em desenvolver produtos, processos e serviços inovadores têm até 19 de dezembro para se inscrever no Inova Talentos, iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Serão oferecidas, até 2015, mil bolsas para estudantes do último ano da graduação e para recém-formados desenvolverem inovações nas empresas.  As inscrições podem ser feitas no Portal da Indústria (www.portaldaindustria.com.br).

Federasul

A Federasul, entidade fundada em Bagé, comemorará 86 anos, dia 28, com jantar no Salão Nobre do Palácio do Comércio, no Centro de Porto Alegre. O presidente da entidade, Ricardo Russowsky, vai entregar os sete troféus de bronze, criados pela artista plástica Angela Pettini, da primeira edição do prêmio Vencedores do Agronegócio.

No Canadá

A Cooperativa Vinícola Garibaldi está exportando as primeiras 900 garrafas de vinho Tannat Granja União para o Canadá, onde serão comercializadas pelas lojas da Liquor Control Board of Ontario, o maior comprador de vinhos do mundo. A seleção do vinho gaúcho foi feita após uma degustação de várias marcas pelo importador, segundo Oscar Ló, presidente da cooperativa.
Punta del Este
O vice-ministro de Turismo do Uruguai, Antonio Carambula, estará, amanhã, em Porto Alegre, em companhia de empresários de Punta del Este que vêm mostrar aos gaúchos como será o verão no tradicional balneário uruguaio. Além das novidades turísticas, haverá degustação de azeites e vinhos produzidos na pequena cidade de Garzón, em José Ignácio, próximo a Punta, segundo o jornalista Alejandro Malo, que representa a região em Porto Alegre. Será no British Club, às 19h.

O Dia

  • A Melitta realizará encontro da Universidade do Café, às 9h, no Sheraton Hotel, com palestra da nutricionista Mônica Pinto.
  • Hoje e amanhã, na Escola Técnica Santo Inácio, Feira de Ciência e Tecnologia, com projetos criativos dos alunos.
  • O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, será o palestrante do Tá na Mesa da Federasul, às 12h, no Palácio do Comércio.
  • Entrevista coletiva e almoço com Renato Silva e Tomas Lorenzonn para apresentação da Pla do Brasil, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • 43º Remate da Estância do Bolso, às 15h, no Parque de Exposições de São Gabriel, com 40 touros e 20 ventres Hereford e Braford.
  • A economista chinesa com formação nos Estados Unidos Ann Lee será palestrante do 1º Fórum da Inovação, no Teatro da Feevale (ERS-239, nº 2.775 – Campus II, Novo Hamburgo).
  • Remate da Lajeado Vermelho, de Cícero e Cesar Pujol Correa, com touro, novilhas, vacas prenhes e embriões Braford sangue aberto, às 18h, na 62ª Expofeira Agropecuária de Quaraí.
  • No Museu de Arte Contemporânea, exposição de obras de Fuhro, comemorando seus 75 anos se vivo estivesse. Iniciativa de Renato Rosa, na Casa de Cultura Mario Quintana, das 10h às 19h.

 

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *