PAC 2 vai melhorar a vida de cerca de 2,5 milhões de agricultores mineiros até 2014

PAC 2 vai melhorar a vida de cerca de 2,5 milhões de agricultores mineiros até 2014

Foto: Ascom/MDA

Mais de 20 mil famílias de agricultores familiares de25 municípios de Minas Gerais contarão com um reforço a partir dessa sexta-feira (11). O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fará nova entrega de caminhões-caçamba a 25 municípios mineiros, pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com mais essa ação, espera-se que até o fim das entregas, previstas para 2014, 2,5 milhões de pessoas no campo sejam beneficiadas.

“Esses caminhões vão complementar o kit de equipamentos que já havia sido entregue. Os veículos são um apoio à melhoria para construir e cascalhar as estradas”, adianta o delegado federal do MDA no estado, Alcides Guedes Filho, que fará a entrega das máquinas. Para aquisição dos caminhões, o Governo Federal investiu mais de R$ 6 milhões.

Alcides conta que a entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras para os 134 municípios mineiros que decretaram situação de emergência por conta da estiagem já foi universalizada e que isso ajudou na evolução da agricultura familiar, principal foco da ação do Governo Federal. “As outras máquinas já foram universalizadas e os caminhões vêm reforçar no sentido de fazer o transporte do cascalho para a melhoria das estradas vicinais, apoiando a agricultura familiar.”

O município de Angelândia, situado na região do Jequitinhonha, norte do estado mineiro, recebeu recentemente um desses caminhões. Segundo o prefeito Thiago Levy Araújo, que também é presidente da Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje), o veículo ajudou a melhorar a realidade do pequeno município, que tem em torno de dez mil habitantes.

“Foi muito importante para nós recebermos esse caminhão, pois ele tem nos dado condição de trabalho. Por ser de grande porte, a gente consegue realizar de forma mais rápida o cascalhamento de estradas, para benefício da agricultura familiar e escoamento da produção”, explica.

Só em Angelândia, cerca de cinco mil agricultores familiares serão auxiliados com o caminhão-caçamba. Café, milho e feijão são os itens que movimentam a economia local. “Esse caminhão chega em um bom momento, porque não teríamos condições de adquirir algo tão importante como é esse veículo. O escoamento da produção do nosso município depende das estradas vicinais e vai nos ajudar muito”, reforça Thiago.

Serviço

Entrega de 25 caminhões-caçamba pelo PAC 2 a municípios de Minas Gerais
Data: 11 de outubro (sexta-feira).
Hora: 09h30.
Local: Sede da Amams (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene) – Av. Major Alexandre Rodrigues, 416, Ibituruna, Montes Claros (MG).

Jalila Arabi
(61) 2020-0192 / (61) 2020-0262
imprensa@mda.gov.br

Fonte: MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *