Outono chuvoso deve reduzir produtividade da cana, prevê Somar

Conforme os meteorologistas, o fenômeno El Niño deve retornar no segundo semestre, deixando a primavera mais quente e chuvosa

Divulgação/Única

Foto: Divulgação/Única

Cana pode ter redução na produtividade com chuvas de outono, segundo a Somar

Um período de outono e inverno mais chuvoso que o normal poderá reduzir a produtividade da cana-de-açúcar da safra 2012/2013, de acordo com previsão climática divulgada nesta quarta, dia 16, pela Somar Meteorologia. De acordo com o boletim climático da empresa, o outono será mais chuvoso do que nos anos anteriores, o que tende a reduzir a concentração de açúcares da cana, o ATR.

A Somar também prevê a volta do El Niño para o segundo semestre de 2012, o que deve deixar a primavera mais quente e chuvosa, afetando o andamento da colheita, além de reduzir a produtividade.

Para os próximos dias, a previsão é de tempo seco, o que deve permitir que as usinas voltem a colher cana depois de ficarem paradas por conta da chuva. A partir de 23 de maio, no entanto, espera-se o avanço de uma nova frente fria pela região Sudeste, o que trará mais chuvas com volumes suficientes para inviabilizar os trabalhos no campo.

Não está prevista, contudo, a ocorrência de geadas até o final do mês de maio, de acordo com o boletim da Somar.

Fonte: Ruralbr | Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *