Operação prende 38 na Fronteira-Oeste

Equipes confiscaram carne e produtos impróprios para o consumo

ALBERI COGO | acogo@correiodopovo.com.br

A Megaoperação Abigeatus, coordenada pela Polícia Civil ontem em São Borja, resultou na prisão de 38 pessoas – houve a apreensão de dois adolescentes e 29 prisões em flagrante. A ação visa combater o furto de gado e apreender carnes e outros produtos sem procedência comprovada ou impróprios para o consumo.

Foram mobilizados 72 policiais civis, incluindo seis delegados, e 55 policiais da Brigada Militar, com o apoio da Vigilância Sanitária. As equipes vasculharam açougues e estabelecimentos em mercados e supermercados, apreendendo não apenas carnes, embutidos, charques e linguiças, mas todos os demais produtos com validade vencida ou impróprios para o consumo. Ao todo, foram recolhidos 1.826 quilos de carne. A apreensão foi também de iogurtes, outros perecíveis, óleo de soja e até bebidas com validade vencida.

Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, os policiais constataram a existência de carnes deterioradas, com larvas e mal-acondicionadas. Gêneros alimentícios foram encontrados com fezes de animais.

O delegado Cairo Ribeiro explicou que operação semelhante ocorreu em todo o país, segundo a característica de cada estado. A previsão é de que os materiais apreendidos sejam incinerados.

Além do abigeato e da venda do produto de furtos no município, outro alvo da operação foi o contrabando na fronteira com a Argentina. O delegado Gerri Mendes informou que há seis meses vinham sendo feitas investigações à medida que aumentou o roubo de animais na região. Foram apreendidos também utensílios e ferramentas provavelmente usados para abates e distribuição da carne.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe!