Operação da PF no Paraná prende superintendente da Conab no Estado

BRASÍLIA  -  A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Agro-Fantasma, com o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão e 30 mandados de condução coercitiva, além de seis afastamentos de servidores públicos em 15 municípios do Paraná. Além disso, três pessoas foram indiciadas por porte ilegal de arma.

O objetivo é combater um esquema de desvio de recursos públicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra alimentos diretamente da agricultura familiar e é gerido pela Companhia Nacional de Abastecimento (C onab).

A Polícia Federal (PF) confirmou ao Valor que o gerente de operações da Conab no Paraná, Valmor Luiz Bordin, foi preso. Além dele, até o momento foram indiciadas 58 pessoas pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato contra a Conab, quadrilha ou bando, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato doloso, peculato c ulposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional, todos pr evistos no Código Penal Brasileiro.

Ao todo, a ação incluiu 15 municípios do Paraná, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS), todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba. A Operação Policial conta com a participação de cerca de 200 policia is federais.

Segundo a PF, funcionários da cúpula da estatal no Paraná e fiscais ligados ao grupo estão sendo afastados, em razão de fortes indícios de participação nos crimes.

© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3281802/operacao-da-pf-no-parana-prende-superintendente-da-conab-no-estado#ixzz2fuRGkcNg

Fonte: Valor | Por Tarso Veloso | Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *