ONU vê até 80% de possibilidade de ocorrência de El Niño no fim do ano

Natacha Pisarenko/AP Photo / Natacha Pisarenko/AP Photo
Pasto inundado na região nordeste da Argentina em 2009: naquele ano, o fenômeno El Niño causou problemas à agropecuária em diversas regiões do mundo

As Nações Unidas alertaram que existe 60% de possibilidade de ocorrência do fenômeno climático El Nino até agosto e de 75% a 80% entre novembro e dezembro, o que significa riscos de secas e inundações em diversas regiões e provável elevação da temperatura média mundial. Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), acredita que os governos ao redor do mundo tiveram tempo para preparar planos de urgência para enfrentar as consequências que o fenômeno poderá ter neste ano sobre agricultura, gestão de recursos hídricos e saúde, entre outras frentes.

"Continuamos vulneráveis a esse fenômeno natural, mas, estando melhor preparados, podemos nos proteger”, afirmou. Caracterizado pela elevação da temperatura das águas superficiais da porção centro-oeste do Oceano Pacífico, O El Nino pode ter consequências extremas (o que costuma ocorrer a cada dois a sete anos). O fenômeno pode criar condições anormalmente secas no norte da Austrália, na Indonésia e nas Filipinas. Ao mesmo tempo, pode ocasionar falta de chuvas no sudoeste da África e no Nordeste do Brasil e fortes precipitações em regiões como o Sul brasileiro ou o centro argentino.

De acordo com informações da OMM, no extremo leste do Pacífico tropical as temperaturas da superfície já são superiores à média desde maio e provocam chuvas superiores ao normal em regiões da América do Sul. Segundo as últimas previsões, as temperaturas no centro do Pacífico tropical deverão aumentar ainda mais no terceiro trimestre deste ano.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3595854/onu-ve-ate-80-de-possibilidade-de-ocorrencia-de-el-nino-no-fim-do-ano#ixzz35qctWTxf

Fonte: Valor | Por Assis Moreira | De Genebra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *