- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

OMS classifica a poluição do ar no mundo como cancerígena

Imagem do dia 30 de agosto mostra nuvem de poluição na capital paulista Foto: Marcelo Pereira / Terra Imagem do dia 30 de agosto mostra nuvem de poluição na capital paulista Foto: Marcelo Pereira / Terra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira que catalogou a poluição do ar exterior como fator cancerígeno para os seres humanos. "O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer", afirmou o doutor Kurt Straif, da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês).

"Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer". "Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga", destacou a IARC em um comunicado.

Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo.

Os dados mais recentes da agência mostram que em 2010 mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado com a poluição do ar.

Fonte: Terra

Compartilhe!