OFERTA – Soja: estoques da safra 2016/2017 devem ser recordes

Crescimento de oferta em cerca de 7 milhões de toneladas acima da última safra corresponde a alta de 564%; demanda interna tende a se manter aquecida em 2017

O aumento de área na próxima safra de soja brasileira deve causar impacto na produção, que tem potencial de atingir 103 milhões de toneladas na temporada 2016/2017. De acordo com a primeira estimativa divulgada pela consultoria Safras & Mercado, o crescimento de oferta deve resultar em estoques recordes, cerca de 7 milhões de toneladas a mais do que na última safra, o que corresponde a alta de 564%.

Segundo o analista Luiz Fernando Gutierrez, a quebra na produção da safra passada e o aumento das exportações reduziram os estoques para 1,3 milhões de toneladas. Para esta safra, ele aposta em um clima mais favorável para o desenvolvimento das lavouras, fator que também deve contribuir para uma safra cheia.

Gutierrez, no entanto, diz que isso não siginfica necessariamente baixa para o mercado, porque outros fatores podem afetar a formação dos preços, então o produtor rural não precisa se assustar. A demanda interna deve aquecer em 2017, elevando os níveis de processamento no país. Por outro lado, a demanda externa deve diminuir devido à recuperação da safra de soja dos Estados Unidos.

O analista finaliza dizendo que os estoques globais também devem ser altos na próxima safra, mas o sojicultor deve prestar atenção no dólar e na comercialização no Brasil, porque são estes dois fatores combinados que vão determinar o mercado.

Jonas Oliveira/ANPr

    • Larissa Pansani | São Paulo (SP)
    • Fonte : Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *