OAB/RS promove debate sobre os novos caminhos para o agronegócio brasileiro na Expointer

A Comissão Especial do Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS (CEDAA) promoveu o evento: “Novos caminhos para o agronegócio brasileiro”. A iniciativa ocorreu na Casa da PAMPA na Expointer (Parque de Exposições Assis Brasil – BR 116, Km13, s/n, em Esteio), durante a tarde da última segunda-feira (26).

Na abertura do encontro, o membro honorário vitalício do CFOAB, ex-presidente da OAB Nacional e ex-presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, destacou o papel da comissão e da representatividade da Entidade perante a cidadania: “O agronegócio é muito importante para o país, e a comissão tem marcado presença em todos os debates e atuado fortemente no tema. É um trabalho que merece ser saudado”, disse. “A OAB é da advocacia e dos cidadãos, e ela atua com uma única bandeira: a da Constituição Federal”, enfatizou.

O presidente da CEDAA, Ricardo Alfonsin, falou sobre a importância dos eventos promovidos pela comissão: “Durante a manhã de hoje, tivemos a palestra com o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, que contribuiu muito com o tema do agronegócio além de outros painéis”, disse. “O nosso objetivo aqui na Expointer é o de tratar sobre os novos caminhos para o agronegócio brasileiro com duas palestras de pessoas que são referências na área”, completou.

O senador Luis Carlos Heinze, ressaltou a produção brasileira diante de outros países: “O nosso país é o primeiro em exportação de boi, suínos e outros do mundo. Temos 30% da área voltada para agricultura e 66% de área protegida”, comentou.

O advogado, Odacir Klein, comentou sobre a produção brasileira e a projeção na área do agronegócio: “Temos um futuro promissor, pois produzimos para o mundo todo. Além disso, precisamos olhar para o que foi construído até agora e tirar o máximo proveito para avançar nesse tema”, falou.

Após as palestras, Alfonsin entregou uma placa para o senador Luis Carlos Heinze e uma para o advogado, Odacir Klein, pela contribuição na área do agronegócio brasileiro.

Também compuseram a mesa, o presidente da Comissão Nacional de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB, Antônio Augusto Coelho; e o desembargador do TJ/RS, Franscisco Moesch.