O trigo resiste

O complexo convectivo de mesoescala, nome complicado para chuvas, granizos e ventos que estão atingindo o Rio Grande do Sul, deverá ter reflexos na safra do trigo que começou a ser colhido há uma semana. Ainda não houve grandes prejuízos, mas colheitas foram interrompidas e a permanência do grão no campo diminui sua qualidade, assim como o excesso de umidade. Também há o risco das hastes acamarem com o vento. Mas, de uma maneira geral, as lavouras estão resistindo bem e, segundo o último levantamento da Emater, a produtividade média esperada para esta safra deverá ser de 2.632 quilo/hectare, um valor superior em 8,9% à safra passada. A expectativa continua sendo de uma safra de 2.695 milhões de toneladas, a segunda maior da história, já que em 2011 foram colhidos 2.742 milhões de toneladas. Sábado, às 10h, será a abertura oficial da colheita do trigo em Cruz Alta.
Colombo

Adelino Colombo, presidente da Lojas Colombo, está implantando plano de governança corporativa. Nomeou Anderson Salvadori Pereira diretor comercial e de marketing da rede. Com 35 anos, administrador de empresas com MBA, Salvadori entrou na Colombo em 1996, como auxiliar de crédito e cobrança.
Propaganda

A JWT Porto Alegre, agência de propaganda inaugurada em agosto, contratou dois novos funcionários: Diego Wortmann, como diretor de criação, e Fernanda Knijnik Turkienicz, como diretora de atendimento. Wortmann tem 12 anos de experiência; Fernanda, 18.
Defesa agrícola

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola trocou de nome. Agora, é Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal.
Menina dos olhos

Os agricultores gaúchos, que já foram o xodó da indústria de máquinas agrícolas, porque, pioneiros, foram os grandes compradores do setor, voltaram a despertar interesse. Com a abertura de novas fronteiras agrícolas e seu conservadorismo para trocar as máquinas velhas por novas, foram substituídos por brasileiros de outras regiões. Agora, está havendo uma mudança no campo gaúcho. Com a substituição de áreas de arroz e de pastagens por soja, aumentou a demanda por máquinas, inclusive de grande porte, que podem operar nas áreas planas das vargens, e o Rio Grande do Sul voltou a ser “a menina dos olhos” da indústria. A análise é dos executivos Renato Silva e Tomas Lorenzzon, diretores da Pla, fábrica de pulverizadores agrícolas, em Canoas, agora do Fundo Pampa Capital, que, ontem, apresentaram os planos da empresa para o Brasil, com destaque para o Rio Grande, onde esperam uma demanda muito grande, inclusive para seu pulverizador com barra de fibra de carbono de 36 metros, bem maior do que os demais, entre 31/32 metros. É o ideal para grandes áreas planas.
Evolução biológica

Pesquisas, descobertas científicas e aspectos instigantes sobre a evolução humana, de plantas e de outros organismos deverão ser discutidos por pesquisadores de vários países durante a quarta edição do Biological Evolution, em Porto Alegre, entre os dias 4 e 6 de novembro. Será no Campus do Vale, da Ufrgs, no Departamento de Genética. As inscrições estão abertas. Participarão mais de 30 pesquisadores de todo o mundo.
De onde virão os terneiros

Esse é o tema da 54ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que acontecerá, dias 28 e 29 de outubro, em três municípios gaúchos. Dia 28, Dia de Campo para conhecer a realidade de três propriedades rurais: Rancho Santa Zelina (Taquarembó), em Júlio de Castilhos, Fazenda Cinamomo – Agropecuária Sereno e Fazenda São Bento do Verde, ambas em São Sepé. Dia 29, seminário, em Santa Maria, com diversos palestrantes, entre os quais o professor do Departamento de Zootecnia (Ufrgs) José Fernando Lobato, o professor da Oklahoma State University David Lalman e a professora do Departamento de Zootecnia da UFSM Luciana Pötter. Falarão sobre produzir mais e melhores terneiros, tendências genéticas e produção de leite em gado de corte, recria de novilhas, incremento no desempenho reprodutivo e avaliação de reprodutores. Inscrições e informações: 51 3221-6460.
O Dia

  • O executivo Sérgio Bourroul, da Odebrecht, falará, às 19h, para a Associação Brasileira de Agências de Comunicação-RS e FGV/Decision, à avenida Praia de Belas, 1.510.
  • O diretor-presidente da Unicred Central RS, Leo Trombka, está em São Paulo, na reunião da Diretoria Colegiada da Unicred do Brasil.
  • Segundo dia da 45ª Convenção Regional de Supermercados da Agas, em Tramandaí.
  • Hoje e amanhã, XVIII Simpósio de Direito Tributário e I Simpósio Internacional do Instituto de Estudos Tributários, às 8h30min, no Teatro do Prédio 40 da Pucrs.
  • Sessão de treinamento para lojistas e vendedores da Absurda, às 9h, no Cinemark do Shopping Bourbon Ipiranga.
  • O BRDE vai mostrar como financiará a olivicultura, às 9h30min, durante palestra da Tecnoliva, no Parque de Exposições de São Gabriel.
  • O Sistema Fecomércio-RS lançará Temporada de Férias Sesc 2013/2014 , às 10h30min, no Café Concerto Sesc.
  • De hoje até dia 27, o 7º Salão do Imóvel RS apresentará novidades no Bourbon Shopping Wallig. A Scalzilli.fmv Advogados & Associados estará presente para assistência jurídica.
  • Encontro de TI em saúde promovido pela Totvs, às 12h, no Hotel Intercity (avenida Borges de Medeiros, 2.105).
  • Paulo Horn Regal, diretor da Faculdade de Arquitetura da Pucrs, será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompeia, rua Barros Cassal, 220. Falará sobre política habitacional.
  • A Pactum Consultoria Empresarial promoverá, às 9h, painel sobre a nova Lei dos Motoristas, com a Safe Saúde e Segurança no Trabalho, à avenida Independência, 1.199.
  • Gabriel Alejandro Mendoza Pichardo, da Faculdade de Economia da Universidade do México, fará palestra, às 10h, na FEE, à rua Duque de Caxias, 1.691.
  • Almoço da Tampa Bay e Copa Airlines, às 12h, na churrascaria Na Brasa, sobre voos para o Aeroporto Internacional de Tampa (USA). Em dezembro, a Copa aumentará seus voos Porto Alegre-Nova Iorque e Las Vegas.
  • Lançamento da Expo Hotel Sul 2013, às 14h30min, na churrascaria Galpão Crioulo, Parque da Harmonia.
  • Uma missão empresarial de Punta del Este divulgará a próxima temporada de verão durante encontro no British Club, às 19h, com a presença do vice-ministro do Turismo do Uruguai, Antonio Carambula.

 

Fonte: Jornal do Comércio | Danilo Ucha | ucha@jornaldocomercio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *