O mais high tech

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, é o mais informatizado do País e prevê novos investimentos em tecnologia da informação e aperfeiçoamento de servidores nos próximos dois anos. A informação é de Tadaaqui Hirose, presidente empossado no mês de junho, no novo Anuário da Justiça Federal 2014, publicação do site Consultor Jurídico que será lançada hoje no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, às 18h30min, em São Paulo. O TRF-4 também é um dos tribunais que mais cumpre as metas do Conselho Nacional de Justiça. A Justiça Federal na 4ª Região é sustentada por alguns pilares que chancelam o desempenho e melhoram os resultados. São eles: o processo de interiorização da Justiça Federal, a criação de Juizados Especiais Federais, o planejamento estratégico e a consolidação do processo eletrônico.
Hidrovias
Apesar de estar mais do que comprovado que o transporte de carga por hidrovias tem frete mais barato e representa economia em combustível e conservação de estradas, além de diminuir o número de acidentes, o Rio Grande do Sul, além de não investir nos trechos navegáveis que possui, ainda diminuiu o uso dos rios. O Estado já teve mais de 1.200 quilômetros de hidrovias e hoje tem apenas 700 km. “Este descaso dura mais de 40 anos”, segundo Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, e, neste momento, “o sistema está totalmente abandonado pela Superintendência de Portos e Hidrovias”. Além da falta de dragagem em rios e na Lagoa dos Patos, nem a sinalização na lagoa, anunciada pelo governo, foi feita. A licitação foi parar na Justiça. “O que temos é muito planejamento. Falta ação”, diz Manteli.
CIC Caxias do Sul
O empresário Carlos Heinen foi reeleito, por maioria de votos, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul para o biênio 2014-2015. A Assembleia Geral Ordinária do Colégio Eleitoral foi realizada, dia 25, com a presença de 49 dos seus 72 membros.
Hereford e Braford

A Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e a Apex Brasil realizarão uma rodada de negócios, dia 9 de dezembro, em Porto Alegre, da organização que criaram para difundir a exportação de animais e sêmen das duas raças bovinas. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de novembro. Será às 14h, no Hotel Plaza São Rafael, e à noite haverá o jantar do Ranking Nacional das Raças.
Uniagro
A linha de frutas secas em potes da Uniagro ganhou novos rótulos para chegar mais bonita no Natal. Desenvolvido pela empresa Duas Designers, o conceito trabalhado foi o de passar, através da arte do rótulo, cuidado e carinho. “Escolhemos este layout porque ele remete a latas antigas, caseiras, da casa da vó, onde os alimentos são guardados com amor e cuidado”, explica Carol d’Ávila, a designer responsável pela criação. Isabel De Marchi, diretora-superintendente da Uniagro, acrescenta que foram mantidas as cores alegres e vibrantes das embalagens. A Uniagro apresenta mais de 20 variedades de frutas secas – damascos, uvas, tâmaras, ameixas, figos, nozes, amêndoas, castanhas e avelãs – e lidera o mercado.
Samsung
A Samsung, líder mundial em tecnologia, escolheu o Shopping Total para instalar seu primeiro quiosque-conceito no Rio Grande do Sul.  Toda linha portátil da marca ganhou um espaço diferenciado, com atendimento especializado no processo de vendas. Em frente ao Zaffari, oferece aparelhos de celular, tablets, acessórios, câmeras fotográficas e notebooks. O Total já tem mais de 500 lojas.
Montevidéu-Pelotas
O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB), anunciou que estão adiantadas suas negociações para estabelecimento de uma linha aérea entre a cidade e Montevidéu, no Uruguai. Por outro lado, o voo da Azul Porto Alegre-Pelotas, por enquanto, é um sucesso.

Casabem

Dois lojistas associados da Casabem, rede de cooperação de lojas de móveis, participantes do Programa Q Comércio, receberam a Certificação Bronze da FCDL-RS/Sebrae-RS. Os gestores Mauricio Munhoz, da Casabem de Gravataí, e João Volpato, da Casabem da Otto Niemeyer, em Porto Alegre, foram agraciados.
O Dia

  • Abertura do Centro Comercial Estação, à rua Marechal Floriano, 1.120, em Caxias do Sul. Com 50 lojas.
  • Os Rotary Club Bom Fim e Floresta serão as entidades beneficiadas com a edição desta quarta-feira do projeto da Parrilla del Sur. Parte da renda arrecadada será destinada às instituições para aquisição de equipamentos para a ala de queimados do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
  • Construindo Startups de Classe Mundial é o tema das palestras para apresentar os caminhos para uma nova geração de empresas do Instituto Talento Brasil e Bndes, às 8h, no Tecnopuc, avenida Ipiranga, 6.681, prédio 99A – sala 204.
  • A Caravana do Instituto Walmart fará debate com 26 organizações da sociedade civil, em parceria com o Ficas e com o Sesc – Mesa Brasil, no Hotel Sesc Campestre (avenida Protásio Alves, 6.220), às 8h30min.
  • A empresa gaúcha Sentimonitor, plataforma dedicada ao monitoramento de mídias sociais, criada na incubadora da Ufrgs, está no Dublin Web Summit, um dos maiores eventos sobre cultura online do mundo, na Irlanda, e terá a oportunidade de expor seu projeto a mais de 300 investidores internacionais.
  • A FEE, a FGTAS e o Dieese-RS divulgarão, às 10h, à rua Duque de Caxias, 1.691, o Informe da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre.
  • Nilton Leonel Arnecke Maria, defensor público-geral do Estado, é o palestrante no almoço da Federasul, às 12h, no Palácio do Comércio.
  • O secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, será o palestrante do almoço na Sociedade de Engenharia-RS, às 12h15min, sobre uma nova política de sustentabilidade, na sede da avenida Coronel Marcos, 163.
  • Até 1 de novembro, acontecerá a Fipansul, Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos do Sul do Brasil, na Fiergs, com 70 expositores e mais de 100 marcas.
  • Jantar de comemoração dos 21 anos do Instituto Cavaleiros Farroupilhas, às 20h, no Chip’s Bar, à avenida Getúlio Vargas, 254, sob o comando de Dorotéo Fagundes de Abreu.
  • O Sindilojas Porto Alegre promoverá palestra com o maestro João Carlos Martins, às 20h, no Theatro São Pedro, sobre superação de desafios.
  • Carlos Ferreirinha, especialista sobre luxo realizará encontros, hoje e amanhã, no Hotel Sheraton. Falará sobre o negócio do luxo.

 

Fonte: Jornal do Comércio | Danilo Ucha | ucha@jornaldocomercio.com.br | Painel Econômico

Coluna publicada em 30/10/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *