Novos cultivares de cebola podem triplicar produtividade no Vale do São Francisco

EBDA começou a testar variedades no sistema de irrigação por gotejamento

por Globo Rural On-line

Divulgação/EBDA

A região do Vale do São Franciso tem a segunda maior produtividade de cebola do país, colhendo 20 toneladas por hectare

Novos cultivares híbridas de cebola começaram a ser testados em Juazeiro (BA), na região do Vale do São Francisco, no sistema de irrigação por gotejamento sob dois níveis de nitrogêncio, com o intuito de triplicar a produtividade do local. Os testes estão sendo feitos pelaEmpresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), de forma qualitativa e quantitativa.
Segunda maior produtora de cebola do país, a região tem uma produtividade média de 20 toneladas por hectare, obtida pelo sistema convencional por sulcos. Com as variedades e o sistema de gotejamento, a EBDA um aumento da produtividade para 60 toneladas por hectare. As variedades selecionadas para as pesquisas são: Andromeda, Alfa São Francisco, Lambada, Luana, além da Valeouro IPA11, utilizada por 95% dos produtores da região.
O sistema de gotejamento permite uma economia de cinco a sete vezes de água nos períodos de produção em comparação com o sistema convencional, e ainda contribui com apreservação ambiental ao reduzir o uso de defensivos agrícolas.
Os agricultores familiares estão sendo capacitados e recebendo assistência técnica da EBDA para o desenvolvimento do sistema de gotejamento e o uso das variedades.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *