Novo Código Florestal acarretou a redução de 40% em média da área de preservação nas Bacias PCJ

O Novo Código Florestal, aprovado em 2012, causou a redução da área obrigatória de proteção de Áreas de Proteção Permanente (APP), afetando de forma direta matas ciliares e nascentes, que nas Bacias PCJ representou uma perda média de 40%, segundo estimativas do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ. Passados quase três anos das alterações na legislação ambiental, o Consórcio PCJ e a Petrobras/REPLAN irão discutir os impactos dessas mudanças na preservação e recomposição florestal nas Bacias PCJ no próximo dia 15 de julho, no Teatro Nair Belo, em Limeira (SP), durante os “Diálogos sobre o Novo Código Florestal e Restauração Ecológica”.
O evento conta o com apoio na organização da Iandé –Educação e Sustentabilidade, Prefeitura Municipal de Limeira e Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF – ESALQ-USP).
O público alvo a ser atingido com essa iniciativa são os mais diversos setores da sociedade: todos os segmentos dos Comitês PCJ, educadores, técnicos, Defesa Civil, ONG"s, gestores públicos, empresas, pessoa física, lideranças de bairro, universitários, membros de câmaras técnicas, entre outros.
O encontro busca estimular o diálogo, a participação, o envolvimento e a mobilização dos diversos setores da sociedade sobre o tema, sobretudo diante da crise hídrica que as Bacias PCJ vêm enfrentando desde o final do ano de 2013.
As mudanças e seus impactos do Novo Código Florestal serão apresentados pelo Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues da ESALQ-USP / LERF, que fará apresentação sobre o tema: “O que mudou em relação ao Código Florestal de 1965 e como essas mudanças afetam a proteção da vegetação e dos recursos hídricos?”.
Em seguida, a Ma. Julia R. Mangueira, que também é doutoranda pela UNICAMP – Biologia Vegetal / LERF, irá expor as perspectivas e novos desafios da restauração ecológica em escala local e regional, associando produção agrícola, conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.
Os “Diálogos sobre o Novo Código Florestal e Restauração Ecológica”, acontece na próxima quarta-feira (15), a partir das 8h. A participação dos veículos de imprensa está liberada, sendo necessária a confirmação de presença pelo e-mail imprensa@agua.org.br .

Serviço
Evento: “Diálogos sobre o Novo Código Florestal e Restauração Ecológica”.
Data: 15/07/2015
Horário: Das 8h às 12h30
Local: Teatro Nair Bello, localizado na Rua Dr. José Botelho Veloso, s/n. Vila São João – Parque Cidade de Limeira (SP).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe!