NOVO CALENDÁRIO | Plantio antecipado de soja é autorizado

Produtores de soja do Estado poderão antecipar o plantio na safra 2012/2013. Uma portaria publicada no Diário Oficial de ontem permitirá que, na prática, a semeadura prevista para o início de outubro seja antecipada para setembro em 147 municípios gaúchos.
C om a antecipação, os agricultores ficam protegidos pelo seguro agrícola ao respeitarem a determinação do governo. Mas a medida atingirá somente produtores que fazem o plantio direto na palha ou o cultivo de soja em sistemas integrados como lavoura-floresta ou lavoura-pecuária-floresta. Após estudos feitos pela Embrapa, o ministério constatou que essas práticas reduzem os riscos nesses municípios, que historicamente sofrem com a seca.
– Era uma reivindicação de uma região com problemas para o plantio de soja, mais notadamente na Fronteira Oeste – ressaltou o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP).
Cada um desses municípios tem um prazo específico para o plantio, previsto no zoneamento agrícola. Produtores que optarem pelo monocultivo, porém, continuam com os prazos do zoneamento publicado em julho.
daniela.castro@gruporbs.com.br

DANIELA CASTRO | BRASÍLIA

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *