Novembro começa com chuvas em boa parte do Brasil, aponta Somar Meteorologia

As chuvas retornaram à, praticamente, todas as regiões produtoras do Brasil nesses últimos dias devido ao avanço de frentes frias e essa semana não deverá ser diferente. Muitas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria mantém o céu carregado de nuvens de chuvas, desde o Rio Grande do Sul até Rondônia, somente as regiões produtoras da Bahia, Piauí, Tocantins e Maranhão é que terá uma terça feira de poucas chuvas e possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas muito localizadas, porém, as regiões sudoeste e leste do Pará poderão registrar algumas pancadas de chuvas ao longo dessa terça-feira.

Só não há previsão para chuvas generalizadas sobre a região Sul do Rio Grande do Sul, bom para os produtores de arroz que terão condições para irem ao campo e retomar o plantio que segue atrasado por conta das chuvas que vinham ocorrendo sobre a região. E esse tempo mais firme deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana. Apenas poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas mais isoladas e de baixa intensidade, mais isso não deverá interromper o processo de plantio. 

Com chuvas mais generalizadas o plantio da soja deslancha em todas as regiões produtoras do Brasil, até mesmo no MATOPIBA e Pará. Além da cultura da soja, todas as culturas estão sendo beneficiadas, pois os solos já apresentam níveis bastante razoáveis de umidade. O problema é que mesmo com chuvas mais abrangentes e em bons volumes, alguns produtores do Centro-oeste e do Sudeste ainda relatam que as chuvas ocorridas em suas propriedades foram de baixíssimos volumes, o que ainda os preocupa, pois esses estão com dificuldades para semear suas lavouras. Mas a tendência é que ao longo dessa semana venha a chover sobre todas as regiões do Brasil novamente.

Novas frentes frias estarão se formando ao longo da semana e com elas novas áreas de instabilidade estarão provocando chuvas sobre o Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil ao longo dessa semana, dando plenas condições tanto a realização do plantio quanto ao desenvolvimento das lavouras, somente a região do MAPITOBA e do Pará é que terá uma semana mais firme com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas. E aquele período de chuvas mais irregulares continua sendo previsto para meados de novembro, ou seja, entre a segunda e terceira semana de novembro tanto no centro-oeste quanto no Sudeste. Ocorrerá novamente aquele padrão de chuvas muito irregulares, não sua ausência total, mas sim chuvas muito irregulares, igual foi em outubro.


Somar Meteorologia

Fonte: Famasul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *