Nova safra de azeite gaúcho aumenta a oferta no mercado

Nova safra de azeite gaúcho aumenta a oferta no mercado

TECNOLIVAS/DIVULGAÇÃO/JC

Feijó, Rosa, Rafael e Eudes Marchetti são sócios na Tecnolivas

Feijó, Rosa, Rafael e Eudes Marchetti são sócios na Tecnolivas

Está crescendo a oferta de azeite gaúcho no mercado. Chegou às lojas a segunda safra (2014) de azeite Prosperato, produzido em Caçapava do Sul, pela Tecnolivas, com azeitonas Arbequina e Arbosana colhidas naquele município, em Barra do Ribeiro e São Sepé. O diretor técnico da empresa, Osmar Rosa, garante que “é o azeite de oliva extra virgem com o mais baixo índice de acidez do País — 0,15% — certificado pelo laboratório Cerelab, de São Paulo, especializado na análise de alimentos e chancelado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Mapa) e pelo Inmetro”. As normas internacionais – e do Mapa – dizem que o azeite extra virgem deve ter, no máximo, 0,8% de acidez. O Prosperato vem melhorando este índice, pois sua primeira safra, a de 2013, tinha 0,28% de acidez. São 10 mil litros já nas lojas e em www.prosperato.com.br. A empresa, do grupo Tecnoplantas, tem olivais que somam 200 hectares das variedades Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Picual, Frantoio e Coratina. Além de produzir azeites e azeitonas, vende mudas e oferece assistência técnica para quem quiser ingressar no plantio de oliveiras.

Hotel

O empresário Guilherme Paulus esteve com o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e com o diretor da M.Stortti, Maurênio Stortti, terça-feira, naquela cidade, assinando protocolo de intenções para obras de um hotel bandeira Linx Express de categoria econômica da rede GJP Hotels & Resorts. O projeto Hotelaria Sul Brasil, criado pelo grupo, pretende erguer 19 condo-hotéis no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Caratina, com 100 a 125 apartamentos e investimento de R$ 20 milhões por empreendimento. O hotel de Santa Maria será o primeiro do projeto, com prazo de 24 meses para a conclusão.

Silobolsa

Três anos após começar a produzir silobolsa em sua fábrica em Estância Velha e desenvolver mercado com apoio da Braskem, fornecedora de polietileno, a Pacifil Brasil concluiu a instalação de nova máquina que irá dobrar sua capacidade de produção para 120 mil unidades/ano. A necessidade deste investimento, de cerca de R$ 7 milhões, surgiu no ano passado, quando a empresa esgotou sua capacidade para atender à crescente demanda pela solução alternativa para armazenagem, segundo o diretor comercial, Gustavo Bazzano.

Japesca

A Temakeria Japesca inaugurou loja na avenida Assis Brasil, esquina com a rua Antônio Joaquim Mesquita, ao lado do shopping Bourbon Wallig, zona Norte. No início do ano, abriu restaurante na avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul. Também possui lojas no Parcão e no Mercado Público.

Tonin

A grife de malas, bolsas e acessórios Tonin, de Farroupilha, escolheu a cidade italiana de Milão para fazer as fotos de apresentação de sua coleção primavera-verão. “Nas bolsas, apostamos em cores suaves, tons pastéis e até no amarelo ouro para dar um estilo moderno e contemporâneo para a coleção. As carteiras contam com sobreposição de materiais e couros que tornam o produto exclusivo. A linha de viagem apresenta as malas estampadas como tendência fashion”, comenta Bruna Tonin, designer de produto da marca. A modelo foi Délia Sievers, fotografada por Andrei Cardoso.

Uniagro

A tradicional importadora e loja de bebidas e especiarias Uniagro, do empresário Zildo De Marchi, entrou no e-commerce. O Empório Uniagro (www.emporiouniagro.com.br) tem o objetivo de consolidar a marca em todo o território nacional. “A meta a longo prazo é que este canal de vendas acrescente 10% no faturamento total. Nos primeiros dois anos, esperamos que o crescimento gire em torno de 5%”, estima Paulo De Marchi, diretor comercial da empresa.

O Dia

  • Palestra sobre assédio moral no ambiente de trabalho, com a professora Rosemari Pedrotti de Ávila, às 8h, no café da CIC Caxias do Sul.
  • A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho será divulgada, às 10h, pela Fecomércio-RS emwww.agencia.fecomercio-rs.org.br.
  • A SAS Plastic, de Flores da Cunha, participará da Expo Nacional Ferretera, em Guadalajara, México, buscando aumentar exportações.
  • Os professores José Maurício Domingues, da UERJ, e Carlos Brandão, da UFRJ, são palestrantes do seminário Estado e Desenvolvimento, às 9h, no Hotel Everest. Haverá lançamento do estudo RS 2030 sobre planejamento.
  • PwC Brasil e Amanhã oferecerão café, às 9h, na PwC (rua Mostardeiro, 800), para lançamento da 24ª edição das 500 Maiores do Sul.
  • Abinee e Unisinos discutirão o adensamento da cadeia de valor do setor de TIC e semicondutores em almoço, às 11h, na biblioteca da universidade, com o presidente da Abinee, Humberto Barbato, e o diretor regional, Régis Haubert.
  • A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RS fará o almoço mensal, às 12h, no Hotel Continental Porto Alegre, no Largo Vespasiano Julio Veppo, 77.
  • Almoço do mercado segurador com Mikio Okumura, presidente da Sompo Japão do Brasil e da Yasuda Seguros/ Maritima Seguros. Às 12h, no Hotel Plaza São Rafael. Promoção do Sindicato das Seguradoras.
  • O pastor Nestor Paulo Friedrich, presidente da IECLB, será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompéia.
  • Candidata do PP ao governo do Estado, Ana Amélia Lemos fará palestra no almoço do Sintergs, no Clube do Comércio, na rua Bastian, 164.
  • O Sinplast realizará, às 12h, na Fiergs, debate sobre planejamento tributário.
  • A 15ª edição da Convenção de Contabilidade-RS será lançada, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves.
  • O Conselho da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) estará reunido, às 18h, preparando a próxima eleição na entidade, na rua João Guimarães, 87.
  • O ex-governador Germano Rigotto falará aos alunos da ESPM, às 19h30min, na rua Guilherme Schell, 350, sobre os rumos do Rio Grande.
  • Ana Luiza Guerres fala sobre clientes de TI para a Fundatec, às 19h30min, na rua Cristiano Fischer, 2.012.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 28/08/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *