Nova região produtora no norte de MG

Enquanto produtores tradicionais de morango sofrem com o problema do vermelhão no interior paulista, alguns agricultores aproveitam o clima mais frio para iniciar o plantio em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, em uma região já conhecida por abrigar o importante polo fruticultor do Jaíba.

A área plantada em Montes Claros ainda é pequena, mas começou a crescer nos últimos três anos e tem potencial para alcançar 200 hectares. "Se estivermos com mais de 20 hectares de morango já nos próximos cinco ou dez anos será um grande passo", diz José Carlos Dias, técnico da Emater-MG na região. A meta para 2018 é chegar a 5 hectares.

O motivo da boa adaptação da cultura, explica, é o microclima de uma parte do município localizada às margens da BR 135. "Enquanto Montes Claros como um todo registra temperaturas de 30º C, nessa região específica do município os termômetros não passam de 25º C", afirma o técnico da Emater. "Quando falamos que constitui um microclima, subentende-se que é um clima diferenciado, de uma região pequena e com menor área de abrangência", ressalta Dias.

João Cimael Ferreira foi o primeiro produtor de Montes Claros a apostar na produção de morangos para diversificar suas atividades, focadas no cultivo de chuchu e tomate. "O morango é um produto que gasta menos água e que, numa área pequena, produz bem". Ele diz que, enquanto o cultivo de chuchu lhe rende 20% de lucro, no morango o resultado chega a 100%.

Com 20 mil pés plantados, Cimael conta que não faz uso de defensivos e que, desde 2014, não registrou problemas com pragas ou doenças – o que ele atribui ao fato de a cultura ainda ser nova na região. "A praga vai existir, mas também vai existir o predador da praga", torce o agricultor, que já planeja aumentar o plantio. "A minha área é pequena, mas o morango vai ser o carro-chefe [da região] no futuro", aposta.

  • Por Cleyton Vilarino | De São Paulo
  • Fonte : Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *