Nova praga preocupa produtores de Mato Grosso

Nova praga é a Amaranthus palmieri, variedade da planta amarantus.
Problema foi identificado na safra 2014/15.

Uma nova praga chamada Amaranthus palmieri, variedade da já conhecida planta amarantus, foi identificada em propriedades de Lucas do Rio Verde e Itapura, em Mato Grosso, na safra 2014/15, e está preocupando os produtores do estado.

"Trata-se de uma erva daninha de fácil disseminação e resistente ao glifosato. Avaliaremos que tipo de manejo será o mais adequado para o combate, mas provavelmente será um manejo diferenciado, uma associação de manejo químico com mecânico", afirmou ao Broadcast Agro, serviço em tempo real da Agência Estado, o diretor Técnico Luiz Nery Ribas, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT).

Segundo Ribas, ainda não é possível estimar a escala de perdas que podem ser causadas pela praga às lavouras de soja, milho e algodão. "Será necessário acompanhar umas duas safras para ter uma noção melhor dos impactos", disse Ribas.

No próximo dia 8 de julho, representantes da Aprosoja, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e do Ministério da Agricultura no estado se reunirão para debater o problema e buscar uma forma de combater a nova praga.

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *