- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

Nova cultivar de trigo irrigado é apresentada em dia de campo no DF

 - [1]

A Embrapa e a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) realizam no dia 16 de setembro, a partir das 9 horas, Dia de Campo sobre a nova cultivar de trigo irrigado para o Cerrado BRS 394. Destinado a produtores, técnicos e demais interessados, o evento é gratuito e será realizado na Fazenda Baixada do Jardim, propriedade de Juvenil Antônio Cenci localizada no PAD-DF, Distrito Federal.

Serão quatro estações técnicas. Na primeira, o pesquisador Júlio Albrecht, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) apresentará a nova cultivar, um trigo classificado comercialmente como melhorador para o Cerrado do Brasil Central com ampla adaptação, precocidade (115 a 120 dias da emergência à colheita), elevado potencial produtivo e excelente qualidade de panificação.

Após cinco anos (2010 a 2014) de avaliações nas principais regiões produtoras de trigo irrigado no Cerrado, a cultivar foi indicada para o Distrito Federal e os Estados de Goiás e Minas Gerais devido ao bom potencial produtivo e à excelente qualidade industrial. O rendimento médio foi superior a 8 toneladas/hectare de grãos com alta força de glúten e alta estabilidade conforme as exigências do mercado, o que proporciona uma ótima liquidez a produção.

Na segunda estação, Jorge Chagas, pesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) vai falar sobre o manejo fitotécnico da BRS 394, estabelecendo comparação com o manejo da cultivar BRS 264, a mais cultivada na região. Serão abordados os métodos, a época e a densidade de semeadura, o uso do redutor de crescimento, a adubação de cultivo e o programa de monitoramento de irrigação desenvolvido pela Embrapa Cerrados para a cultura. Mais sobre a cultivar aqui [2].

A terceira estação será sobre outras alternativas para o Cerrado, apresentada por Cláudio Malinksi, responsável técnico da COOPA-DF. A quarta e última estação terá as apresentações de Cleiton Cavagnoli, gerente regional da Alltech Crop Science, e de Luís Cláudio da Cunha, pesquisador da Dow AgroSciences, que vão falar, respectivamente, sobre biotecnologia aplicada à agricultura moderna e manejo de doenças na cultura do trigo.

Informações: COOPA-DF – (61) 3339-6500 e detec@coopadf.com.br

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Fonte : Embrapa

Compartilhe!