- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

Notícias – Transferência de Tecnologia – Ministro da Agricultura lança tecnologias da Embrapa na Expointer 2016

Paulo Lanzetta - [1]

Foto: Paulo Lanzetta

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou a importância da Embrapa para atender as demandas de diferentes regiões e tipos de produtores, durante o lançamento oficial de tecnologias da empresa na Expointer 2016 [2], neste domingo (28/08), em Esteio (RS). Segundo o ministro, a Embrapa foi fundamental para o desenvolvimento da agropecuária brasileira, especialmente da região do Cerrado, e ressaltou que o investimento em pesquisa e tecnologia é essencial para manter o crescimento do setor. A solenidade oficial dos lançamentos de 12 tecnologias da Embrapa contou com a participação da Diretora Executiva de Administração e Finanças da empresa, Vânia Castiglione, com o Secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani e com os gestores de seis unidades da Embrapa.

Para a diretora da Embrapa, Vânia Castiglione, os lançamentos fazem parte do esforço da empresa para levar informações aos produtores que contribuam com o aumento da produtividade e da renda no campo. "Nosso empenho é para que as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa possam ter um acesso mais fácil pelo produtor rural, melhorando sua capacidade de produzir", salientou. De acordo com ela, o fortalecimento de parcerias com órgãos estaduais e municipais são essenciais para que se atinjam esses objetivos.

Entre os lançamentos da Embrapa na Expointer, destacam-se quatro novas cultivares de cereais. A Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) desenvolveu três cultivares: os trigos BRS Reponte (grãos) e BRS Pastoreio (pasto e grãos), e a cevada BRS Quaranta (cevada cervejeira). Já a Embrapa Clima Temperado apresentou a variedade BRS 358, cultivar de arroz irrigado voltada à culinária japonesa.

Com o objetivo de ajudar o produtor na tomada de decisões, foram lançados pela Embrapa três aplicativos eletrônicos. Desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), o aplicativo móvel digital Roda da Reprodução é uma ferramenta para apoiar o gerenciamento de rebanhos leiteiros. Outra novidade é a ferramenta GD Arroz, via aplicativo parasmartphones e tablets, para auxiliar os produtores de arroz irrigado, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado. E a Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS) apresentou o software PampaPlusNet, que tem como objetivo agilizar o cadastramento das informações dos animais das raças Hereford e Braford no programa de avaliação genética oficial das raças.

Durante a Expointer, a Embrapa Pecuária Sul lançou também processos agroindustriais para produtos cárneos ovinos: presunto ovino curado tipo espanhol (defumado ou não), presunto ovino curado tipo norueguês (defumado ou não), copa ovina (defumada ou não), copa ovina defumada winery, copa ovina defumada brewery e linguiça ovina light. Duas publicações estão na lista de lançamentos na Expointer. O Catálogo de Soluções Tecnológicas da Embrapa Pecuária Sul tem como objetivo principal qualificar e ampliar o atendimento da unidade aos seus clientes e parceiros. Já a Embrapa Clima Temperado apresentou o livro "Oliveira: aspectos técnicos e cultivo no sul do Brasil", que traz informações para estimular uma cultura com potencial para se tornar expressiva no país em médio e longo prazo.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) lançou a tecnologia de utilização de semioquímicos (feromônios) para monitorar e controlar uma das principais pragas nas lavouras de arroz e soja, os percevejos. Essa tecnologia permite combater esses insetos nas duas culturas reduzindo o uso de defensivos químicos. Na Expointer 2016, foi anunciado o licenciamento da tecnologia de feromônios para a empresa ISCA Tecnologias Ltda., que vai disponibilizá-la para a cultura da soja. No caso do arroz, foi lançada a tecnologia para controlar o percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris).

Convênios – Ainda no domingo, a diretora da Embrapa, Vânia Castiglione participou da assinatura de três convênios. Um deles, entre a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) e de cooperação técnica para estudo e planejamento de ações de desenvolvimento da ovinocultura no país. Já o convênio entre a Embrapa Clima Temperado e a empresa Trimble Brasil, visa estabelecer práticas e processos eficientes do solo em terras baixas, utilizando geotecnologia de alta precisão. O terceiro convênio firmado foi entre a Embrapa Clima Temperado, a Emater/RS e a Corsan com o objetivo de desenvolver e validar técnicas e estratégias de sustentabilidade ambuiental em estações de tratamento de água e esgoto do estado do Rio Grande do Sul.  

Fernando Goss (MTb/SC 1065)
Embrapa Pecuária Sul

Fonte : Embrapa

Compartilhe!