Notícias – Tecnologias da informação aplicadas à agricultura são demonstradas na Agrishow

Maria das Dores Vale Medeiros - O analista da Embrapa Informática Agropecuária André Minitti apresenta tecnologias no estande da Empresa

 

Foto: Maria das Dores Vale Medeiros

O analista da Embrapa Informática Agropecuária André Minitti apresenta tecnologias no estande da Empresa

Tecnologias da informação aplicadas à agricultura, incluindo um aplicativo de monitoramento agrometeorológico e um sistema que auxilia a produção de bovinos de corte, estão entre os destaques que a Embrapa Informática Agropecuária demonstra na 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow. A edição 2016 é realizada de 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Os visitantes da feira terão a oportunidade de conhecer o aplicativo do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo e os sistemas Invernada e SATVeg, além da Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura). O analista da Embrapa Informática Agropecuária André Minitti apresenta as tecnologias no estande da Empresa, que reúne novidades de vários centros de pesquisa.

Com o objetivo de simplificar e otimizar a produção rural, o Agritempo oferece informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros, incluindo mapas de monitoramento, previsão e índices de seca e de chuva. O aplicativo foi desenvolvido para o sistema operacional Android e está disponível na internet para download gratuito.

O sistema Invernada permite simular e comparar opções de manejo distintas para a produção de bovinos de corte, com cenários que representam situações como o pastejo exclusivo, o pastejo com suplementação e o confinamento. O usuário do sistema pode formular dietas especiais para os animais e ainda simular o crescimento de pastagens, do pastejo e dos bovinos.

Já a ferramenta SATVeg permite acompanhar o comportamento da vegetação na superfície terrestre ao longo do tempo. O sistema utiliza imagens de satélites em alta resolução para fazer o monitoramento de perfis temporais de índices vegetativos. A tecnologia é voltada para o desenvolvimento de trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra.

Outro sistema de apoio às atividades de pesquisa que será demonstrado na feira é o Infoteca-e. O serviço disponibiliza cartilhas, livros e programas de rádio e televisão com informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa, sempre usando uma linguagem acessível aos mais diversos segmentos do setor agrícola.

Serviço:

Demonstração de tecnologias na 23ª Agrishow

Data: 25 a 29 de abril

Endereço: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Informática Agropecuária
informatica-agropecuaria.imprensa@embrapa.br
Telefone: (19) 3211-5747

Colaboração: Beatriz Guimarães
Informática Agropecuária

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Fonte : Embrapa