Notícias – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Transferência de Tecnologia Expotec Embrapa 2016: agenda complementar debaterá propostas para a agricultura em Goiás

Sebastião Araujo - A Expotec Embrapa apresenta as novidades e potencialidades tecnológicas para a agricultura no estado de Goiás

Foto: Sebastião Araujo

A Expotec Embrapa apresenta as novidades e potencialidades tecnológicas para a agricultura no estado de Goiás

Na agenda complementar que acontecerá paralelamente à Expotec Embrapa 2016, evento a se realizar na sede da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) nos dias 17 e 18 de março estarão presentes os dirigentes e equipe técnica de instituições parceiras da agropecuária na região.

O objetivo da agenda é apresentar propostas preliminares de desenvolvimento e implantação de milho safrinha no estado, e ainda, discutir estratégias de produção animal que podem ser realizadas em ação conjunta entre o Núcleo Regional da Embrapa Cerrados e Embrapa Arroz e Feijão, a Associação para o Fomento à Pesquisa, de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), e as entidades representativas do setor e pecuaristas locais.

Participam, também, da programação os representantes do Grupo Técnico de Consultores (GTEC), em reunião técnica sobre resultados dos ensaios implantados no verão 2015/16 e planejamento das ações de pesquisa que serão conduzidas na safra de inverno de 2016 para a região.

Aprosoja Mato Grosso – Um dos destaques na agenda complementar será a apresentação e debate deações realizadas pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), uma entidade sem fins lucrativos representativa dos sojicultores do Mato Grosso; de acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete lagoas/MG), Alexandre Ferreira da Silva, implementador da Aprosoja/MT, a Associação tem como objetivo diagnosticar o atual cenário da safra de milho no MT, identificando gargalos e oportunidades de melhoria contínua dos sistemas produtivos, além de viabilizar ações em prol dos produtores e trabalhadores rurais da região.

A Aprosoja/MT é coordenada pela Embrapa (Milho e Sorgo e Agrossilvipastoril), além dos parceiros das federações de agricultores, universidades, agentes financeiros, consultores e patrocinadores do projeto.

Na Expotec Embrapa 2016, Alexandre Ferreira, destacará na manhã do primeiro dia do evento, questões relacionadas ao controle de plantas voluntárias nos sistemas de produção de grãos e fibras. O objetivo é retratar algumas estratégias de manejo de plantas voluntárias nos sistemas de produção.

À tarde, o pesquisador participará da agenda complementar apresentando aos técnicos e representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO), também, aos dirigentes e equipe técnica do Sistema Faeg/Senar e pesquisadores da Embrapa algumas experiências na organização do Circuito Tecnológico (CT) Milho safrinha, realizada no Mato Grosso, experiência que pode ser articulada para implantação também em Goiás.

Ainda na parte da tarde, junto aos integrantes do GTEC, Alexandre apresentará o tema: Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas, buscando retratar a problemática do aumento de casos de resistência das plantas daninhas a herbicidas; baseado nestes fatores, o pesquisador irá propor algumas ações de manejo que podem ser utilizadas pelos produtores.

Outro tema de destaque, concluindo agenda do dia 18, será conduzido pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), Bruno Carneiro e Pedreira, que apresentará algumas experiências e estratégias sobre produção animal (pastagens, nutrição e genética) realizadas no Mato Grosso.

Hélio Magalhães (4911 MTb/MG)
Embrapa Arroz e Feijão
arroz-e-feijao.imprensa@embrapa.br
Telefone: (62) 35332108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expotecFonte : Embrapa