NOTÍCIAS–OAB/RS

"Política de Ordem se faz para os insatisfeitos. Para aqueles que ainda precisam enxergar a devida representatividade em nossa instituição. Isso só se faz com a nossa dedicação”, enalteceu Breier no I Colégio de Presidentes das Subseções

Foto: Lucas Pfeuffer – OAB/RS

“Política de Ordem se faz para os insatisfeitos. Para aqueles que não têm informação e criticam a nossa instituição. Para aqueles que ainda precisam enxergar a devida representatividade em nossa instituição. Precisamos aumentar o número de satisfeitos, e isso só se faz com a nossa dedicação e com o nosso trabalho."

Foi com essa afirmação que o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, foi aplaudido de pé pelos mais de 100 presidentes das subseções da Ordem gaúcha de todo o Estado. O encontro de dirigentes ocorreu na noite da quinta-feira (04), na abertura do I Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RS da gestão 2019/2021, no OAB/RS Cubo.

Breier argumentou para os representantes da advocacia do interior do estado que a crítica deve ser encarada como algo construtivo: “Isso é parte da política de Ordem: levar a informação para nossos colegas e usarmos todos os meios para que as boas notícias do nosso comprometimento cheguem a todos”, destacou. “Vamos completar 87 anos de história. Uma história formada por homens e mulheres que lutaram pela redemocratização deste país”, disse. “Temos que respeitar esta história, que é feita com trabalho, dedicação e união”, reiterou o dirigente da seccional.

“Uma obra coletiva” é o que Breier definiu como um dos fatores principais para o fortalecimento da classe e da entidade. Ele ainda relembrou que a OAB possuiu, e possui, grandes presidentes que deram seu tempo e amor para a entidade. Todos estavam comprometidos e firmados na advocacia. “Estamos há 12 anos à frente de nossa instituição, vencendo os desafios sem jamais perder o espírito da conversa e do encontro, evitando o confronto. Vamos seguir em uma mesma caminhada, deixar as paixões de lado, para que elas não interfiram na representatividade coletiva”, determinou. “Claudio Lamachia, em 2007, iniciou esse projeto, no qual seguimos acreditando, e ao qual daremos continuidade. São os pilares institucionais que fortalecem-no”, lembrou.

O I Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RS é o primeiro da gestão 2019/2021 e também o primeiro a ser realizado no OAB/RS Cubo, que completará um ano no dia 10 de maio. “Estamos usando a nossa própria casa para este encontro institucional, que movimenta todo o Sistema OAB. Nesta sexta-feira, apresentaremos um novo plano de gestão, além de apresentarmos o Plano de Valorização da Advocacia – segunda geração. Tudo foi preparado com a experiência dos três anos de gerenciamento. Amanhã, daremos o pontapé inicial”, destacou.

Diplomação dos presidentes de subseções da OAB/RS

Após a diplomação dos presidentes das subseções, o presidente da Subseção de São Francisco de Assis e decano dos presidentes das Subseções da OAB/RS, Jari Espig, enalteceu o trabalho realizado pelo Colégio de Presidentes: "Este Colégio será mais um momento para refletir sobre as conquistas históricas da OAB/RS. Ser advogado é simples, para ser homem de Ordem tem que saber se dosar muito bem para não atrapalhar a história desta Instituição, que é maravilhosa, sempre preservando as prerrogativas da democracia e do Estado Democrático de Direito", finalizou.

O presidente da CONCAD e da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, saudou os presidentes empossados na noite: "quero cumprimentar toda a advocacia gaúcha, representada aqui pelos presidentes das subseções. Eles são os verdadeiros representantes da advocacia, da realidade da democracia". Alfonsin destacou, ainda, o trabalho do presidente da Ordem gaúcha: “Verdadeiro guerreiro da advocacia, que nesses primeiros três meses de gestão já percorreu mais de 11 mil quilômetros.” Elogiou, ainda, a implantação do sistema eproc na Justiça Estadual: “que só foi possível graças ao presidente Breier."

I Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RS – gestão 2019/2021

Os presidentes das 106 subseções de todo o Estado, as diretorias da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), bem como os conselheiros seccionais e conselheiros federais se reunirão para discutir os temas de interesse da classe e da cidadania nesta sexta-feira (5). O evento seguirá acontecendo no auditório do OAB/RS Cubo em Porto Alegre.

As pautas, indicadas previamente pelos próprios presidentes das subseções, terão suas diretrizes debatidas para a atuação conjunta da seccional com as subseções, com a CAA/RS e com a ESA/RS, fortalecendo o conceito do Sistema OAB. Assuntos como: honorários advocatícios, defesa das prerrogativas, questões da cidadania e do poder público e o exercício da advocacia serão amplamente dialogados.

O Colégio de Presidentes é realizado duas vezes por ano, atendendo à previsão estatutária. Ao final do evento, após os debates, análises e votações, será elaborada uma Carta, contendo as conclusões e deliberações das 106 subseções.

Presenças

Também estavam presentes: o vice-presidente da OAB/RS e coordenador das Subseções, Jorge Luiz Dias Fara; a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Azevedo da Cunha Barth; o diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luís Sonntag; a presidente do Instituto dos Advogados do RS, Sulamita Santos Cabral. Além desses, os membros-honorários vitalícios da OAB/RS, Renato da Costa Figueira, que também é conselheiro federal; Marcelo Machado Bertolucci; e a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, Rosângela Herzer dos Santos. Estavam, ainda, os conselheiros federais da OAB/RS, Beatriz Peruffo, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, Rafael Canterji e o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados do Rio Grande do Sul, Jorge Maciel.

Texto: Caroline Tatsch e Renata de Mattos
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Fonte : OAB/RS

Compartilhe!