NOTÍCIAS – O DIA NA SUA REGIÃO – Confira a previsão do tempo para segunda e terça-feira

Regiões Norte e Sul continuam com instabilidades, enquanto Centro-Oeste enfrenta mais uma semana de seca

Chuva

Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

Segunda-feira, 16

Sul

Nesta segunda-feira, a frente fria avança e atua no Rio Grande do Sul provocando chuva desde as primeiras horas do dia na Campanha gaúcha com acumulados elevados, vendavais, trovoadas e granizo. Até o final do dia, as instabilidades avançam até Santa Catarina espalhando temporais.

Áreas do Paraná seguem com tempo firme, ensolarado e quente. Possibilidade de nevoeiro entre o Vale do Itajaí e Curitiba.

Sudeste

Uma alta pressão atmosférica que dificulta a formação das instabilidades atua no Sudeste e deixa o tempo firme, desta maneira o tempo firme predomina em todo o Sudeste, e o calor veio para ficar em toda a região.

Centro-Oeste

O tempo seco predomina na maior parte do Centro-Oeste do Brasil. As temperaturas ficam elevadas, com baixa umidade relativa do ar e este tempo seco favorece a incidência de focos de queimadas. Pode chover em forma de pancadas no noroeste de Mato Grosso.

Nordeste

Não há mudanças no tempo, volta a chover de modo isolado no litoral do Rio Grande do Norte, mas intercalado com melhoria. A tendência é de tempo instável na faixa leste da região e tempo seco no interior.

Norte

A chuva concentrada em áreas do oeste da Região Norte, atingindo sobretudo o Amazonas, a medida que a chuva diminui no Acre e também em Rondônia. Tocantins e grande parte do Pará e Macapá ficam com tempo firme e quente.

Terça-feira,17

Sul

Na terça-feira o tempo instável e fortes chuva ocorrem sobretudo em Santa Catarina. São esperadas fortes pancadas de chuva com rajadas de vento, intensa atividade elétrica e possível queda de granizo. Até o final do dia a chuva chega também a faixa sul do Paraná. Elevados acumulados são esperados para Santa Catarina com potencial para transtornos.

No Rio Grande do Sul a chuva dá uma trégua e o sol volta a aparecer mas as temperaturas ficam baixas. A tendência é de que a chuva continue avançando e atinja o Paraná em forma de temporais, no centro e leste do estado, mas no norte do estado permanece seco. A chuva tem potencial para transtornos no leste paranaense. Rio Grande do Sul e Santa catarina com tempo seco devido a presença uma massa de ar seco.

Sudeste

Sem mudanças no tempo nesta terça-feira na maior parte do Sudeste, a massa de ar seco continua predominando, no entanto, durante a tarde os ventos mudam de direção e provocam aumento de nebulosidade bem como queda das temperaturas no leste paulista. Apenas no litoral sul de São Paulo é que tem eventual garoa à noite.

A tendência é de que uma frente fria chegue na quarta-feira em São Paulo com condição para provocar temporais no sul e leste paulista, com descargas elétricas. A maior parte da região continua com tempo seco e quente.

Centro-Oeste

Tempo seco com temperaturas elevadas, focos de queimada, baixa umidade relativa do ar e nada de chuva nesta terça-feira no Centro-Oeste. Sem mudanças no tempo ao longo da quarta-feira, pode chover somente no extremo noroeste, divisa com Rondônia.

Nordeste

Nesta segunda-feira, a massa de ar seco continua predominando no interior do Nordeste deixando o tempo seco e quente, com queda da umidade relativa do ar. No litoral, há chances para pancadas isoladas de chuva, sem grande intensidade. O litoral de Alagoas e Pernambuco tem maior variação de nebulosidade e chuva a qualquer momento.

Norte

A chuva ganha força entre o Amazonas, Acre e Rondônia e o tempo só fica seco noTocantins e parte do Pará. Nos próximos dias, sem mudanças nas condições de tempo, apenas volta a chover de forma isolada no sul do Pará.

|  Redação – Canal Rural

Fonte : Canal Rural