NOTÍCIAS – NOVA SEMANA – Veja como fica o tempo nesta segunda e terça-feira

Confira as condições em todas as regiões brasileiras e a tendência para os próximos dias

  Redação – Canal Rural

tempo

Por Canal Rural, com informações da Somar Meteorologia

Segunda-feira, dia 5

Sul

O início da semana será marcado por tempo firme em boa parte da região Sul, devido ao avanço da alta pressão que inibe a formação de nuvens de chuva. No litoral norte catarinense e em todo a costa paranaense, a expectativa é de tempo firme ao longo do dia, mas com muita nebulosidade, devido à umidade do oceano.

Pode chover de forma isolada em toda a faixa oeste da região, em virtude da atuação da área de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai.

No litoral de Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas não sobem tanto. Nas demais áreas do Sul, as temperaturas sobem à tarde e a sensação de calor é maior na faixa oeste dos três estados.

Sudeste

O tempo volta a ficar mais estável na maior parte de São Paulo. Porém, toda a faixa leste (incluindo a Região Metropolitana de São Paulo) vai seguir com céu nublado, ainda sob a influência dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. Pode chover, mas de forma muito isolada. 
No norte paulista, ventos úmidos garantem também pancadas isoladas. No sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o dia será nublado e com chuva.

A frente fria segue avançando e provoca temporais no leste mineiro e em parte do Espírito Santo.

Centro-Oeste

Ainda chove em toda a região. As pancadas podem ocorrer de maneira mais expressiva em praticamente toda a porção central da região, na divisa entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, especialmente a partir da tarde.

Há risco para queda de granizo, altos volumes de chuva e muitas descargas elétricas nessas áreas.

Nordeste

A semana começa com pancadas de chuva em boa parte do interior nordestino. Mas ainda são pancadas sem grande intensidade. A exceção ocorre no extremo sul baiano, onde a chuva pode ser mais volumosa devido à presença de uma frente fria afastada na costa.

Nas áreas mais ao norte, especialmente no litoral entre Salvador e São Luís, o tempo firme predomina.

Norte

A expectativa é de chuva se espalhando por toda a região, devido à atuação de instabilidades tropicais. A chuva segue em forma de pancadas rápidas e sem grande intensidade, além de ocorrer intercalada com períodos de sol e muito calor.

Terça-feira, dia 6

Sul

Pode chover de forma isolada sobre a faixa oeste da região, ainda devido à presença de baixa pressão no Paraguai e de ventos úmidos vindos de norte. No litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná, pode chover de forma isolada por causa dos ventos úmidos do oceano.

A temperatura sobe em relação ao dia anterior nas três capitais do Sul; o calor é mais intenso em Porto Alegre.

Até o fim do próximo sábado, o tempo fica mais estável na maior parte da região. Depois disso, novas áreas de instabilidade voltam a avançar pelo Sul e, assim, a próxima semana deve começar com chuva.

Sudeste

As instabilidades seguem perdendo força na região, mas ainda não se descartam pancadas rápidas no interior paulista e em áreas de Minas Gerais. Na divisa com Goiás, a chuva ainda pode ocorrer de forma mais expressiva, graças à umidade e ao calor vindos da região Norte.

No restante da semana, ainda há expectativa de chuva em boa parte do Sudeste, especialmente sobre áreas da porção central e sul de Minas Gerais. Na sexta-feira, dia 9, a chuva também ganha mais força no leste paulista.

Centro-Oeste

A umidade proveniente da região Norte encontra uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste. Com isso, há risco para novos temporais, com queda de granizo, muitas descargas elétricas e alto volume de água na divisa entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Nas demais áreas do Centro Oeste, o tempo fica bastante nublado com chance para pancadas de chuva isolada.

Nos próximos dias, a expectativa ainda é de tempo instável, com pancadas de chuva em toda a região. Mesmo assim, o tempo segue abafado e com temperaturas elevadas.

Nordeste

Há possibilidade para pancadas de chuva no sul e oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão. A chuva ocorre de forma mais expressiva na divisa com o Tocantins. Essas instabilidades estão associadas a umidade e calor vindos da região Norte.

Nos próximos dias, a chuva ainda ocorre em áreas do interior nordestino, mas de forma rápida e isolada.

Norte

As instabilidades tropicais mantêm condições para pancadas de chuva, especialmente no sul de Tocantins, onde pode chover forte. Nas demais áreas do sul e oeste da região, o dia será bastante nublado, abafado e com chance de chuva isolada. No norte do Pará e no Amapá, o tempo continua seco e quente.

Para os próximos dias, a tendência ainda é de chuva em forma de pancadas isoladas na maior parte da região.

Fonte : Canal Rural.