NOTÍCIAS – MUITA UMIDADE

Fim do vazio sanitário tem chuva no Sudeste e no Centro-Oeste

Temporais previstos para o fim de semana trazem volumes elevados para São Paulo e Mato Grosso do Sul

chuva

O fim de semana promete muita chuva no Sudeste e no Centro-Oeste, o que deve atrapalhar os planos de alguns produtores que esperam pelo fim do vazio sanitário. As chuvas vão aumentar a umidade do solo, mas devem atrapalhar momentaneamente os trabalhos em campo, principalmente em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No Sul do país, houve redução no volume de chuvas, mas os solos ainda estiveram com alta umidade e até mesmo em excesso no Rio Grande do Sul, o que interferiu no preparo do solo para a safra de verão. No Paraná, mesmo ainda dentro do vazio sanitário e com algumas regiões com alta umidade do solo, já foram realizados os primeiros plantios. A sexta-feira, dia 14, volta a apresentar condições de chuva forte e até mesmo granizo nos três estados sulinos.
Já no Centro-Oeste e Nordeste, de forma geral, a falta de chuvas e a baixa umidade do solo ainda não favoreceram os preparos. Ali, os produtores seguem aguardando o fim do vazio sanitário e as primeiras chuvas para iniciarem o plantio da próxima safra. Algumas áreas do Matopiba só vão ter chuvas regulares em dezembro.

Mesmo sem ter El Niño configurado, o cenário climático é mesmo de El Niño, segundo os especialistas. “A primavera terá chuvas muito irregulares no Sudeste e no Centro-Oeste”, diz Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Pryscilla Paiva, editora de Tempo

|  Redação – Canal Rural

Fonte : Canal Rural