NOTÍCIAS – INOVAÇÃO – Saiba como a nanotecnologia beneficia o agronegócio

Tecnologia baseada no uso de micropartículas movimenta US$ 50 bilhões no país e pode ser conhecida em feira em São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Conheça três tecnologias que reduzem custos e prometem facilitar vida do agricultor
Fórum: tecnologia é chave para crescimento de produção
Tecnologia aumenta em 30% lucro na pecuária
A nanotecnologia, que trabalha com partículas muito pequenas, equivalentes à milionésima parte de um milímetro, é um setor que já movimenta mais de US$ 50 bilhões no Brasil e está em pleno crescimento. A produção rural é uma das maiores beneficiadas por essa tecnologia.

Quem quiser conhecer a nanotecnlogia pode visitar a Nano Tradeshow, primeira feira do segmento no país, que acontece em São Paulo até a próxima quinta, dia 15.

Uma das novidades do evento é um plástico biodegradável feito com polpa de goiaba, que dissolve na água e não polui. Mas a matéria prima pode variar.

– A gente tem feito embalagem à base de maracujá, de manga e de laranja, para aquele alimento que é levado ao forno. Isso porque [o plástico] é comestível, derrete junto com o alimento e dá o sabor que serve como tempero – afirma o pesquisador da Embrapa Instrumentação Agrícola Luiz Henrique Mattoso.

Entre as vantagens da nanotecnologia está a ação prolongada dos produtos. Na adubação, por exemplo, a ureia com nanopartículas fornece nitrogênio por mais tempo na lavoura, evitando desperdício e reduzindo o trabalho.

– A meta é trabalhar com uma única adubação e de preferência tentando fazê-la no momento do plantio. E não após 40 dias, como na adubação clássica de cobertura que muita gente preconiza –, diz o pesquisador da Embrapa Cauê Ribeiro.

reprodução/Canal Rural

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *