Notícias – ILPF é tema em eventos no Rio Grande do Sul

Matheus Henrique da Silva - Dia de Campo em Passo Fundo

Foto: Matheus Henrique da Silva

Dia de Campo em Passo Fundo

Os resultados dos trabalhos com integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) desenvolvidos no Rio grande do Sul serão apresentados em uma série de eventos nos meses de setembro e outubro. A programação conta ainda com o levantamento de dados para avaliação de impactos socioambientais do sistema ILPF.

No dia 6 de setembro, acontece o seminário "Otimizando a produção animal em ILP", promovido pela Embrapa Clima Temperado e a Emater-RS, em Santa Vitória do Palmar, RS. A programação conta com palestras sobre potencial nutricional das pastagens e oportunidade de produção animal em integração lavoura-pecuária (ILP), além de debates com produtores. No período da tarde, será disponibilizada uma oficina de propagação de mudas de capim elefante na propriedade de Gleonir Pereira (na Estrada do Hermenegildo). Informações através do telefone 53-3275-8400.

A segunda edição do Dia de Campo ILPF na parceria Embrapa Trigo/Emater-RS/Sebrae, acontece em Passo Fundo, RS, no dia 9 de setembro. Com o tema "Forrageiras de inverno – do sistema de produção à segurança alimentar", serão apresentadas quatro estações: pastagens perenes, pastagens anuais, cereais de inverno na alimentação animal e manejo do solo. O evento vai contar com excursões de produtores das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul, além de grupos do noroeste e metade sul. A programação inicia às 8h, com abertura oficial para autoridades marcada para às 13h. Informações através do telefone 54-3316-5800.

Para avaliar os impactos da ILPF nos estados do RS e SC, um grupo de pesquisadores estará reunido em Passo Fundo, RS, de 13 a 15 de setembro para definir indicadores e levantar dados sobre o desempenho socioambiental do sistema ILPF. A programação da "Oficina de Avaliação de impactos e desempenho socioambiental de integração Lavoura-Pecuária-Floresta: análise de caso na região 07 – RS e SC" vai contar com discussões técnicas e visita à Unidade de Referência Tecnológica acompanhada pelo projeto ILPF em Boa Vista das Missões, RS. Segundo o coordenador da oficina, o pesquisador da Embrapa Trigo Anderson Santi, o estudo parte da adoção do sistema ILPF para avaliar critérios de eficiência tecnológica, qualidade ambiental, respeito ao consumidor, emprego, renda, saúde e gestão/administração.

Opções para forragem e grãos na integração lavoura-pecuária-floresta também serão destaque na tarde de campo sobre cultivares de inverno, que será realizada no dia 22 de setembro, em Frederico Westphalen. O evento inicia às 13h, na propriedade do Roberto Piovesan, em Linha Alto Castelinho. A promoção é da Emater-RS e Embrapa Trigo.

O tema ILP também será apresentado na 90ª Expofeira, que acontece de 10 a 16 de outubro, na Associação Rural de Pelotas, RS. Serão apresentados os resultados da unidade demonstrativa do Taim, conduzida através da parceria a Embrapa Clima Temperado, AEAPEL, ARP, Emater-RS e IRGA.

Joseani M. Antunes (MTb 9396/RS)
Embrapa Trigo

Fonte : Embrapa