NOTÍCIAS – Em encontro com ministra Tereza Cristina, chineses prometem aumentar investimentos no Brasil

Xangai

Ministra está em Xangai, na China. Ela apresentou dados para investidores, que demonstraram expectativa com medidas a serem adotadas pelo governo federal para destravar economia no Brasil

Ministra Tereza Cristina apresenta dados do agronegócio para investidores chineses, em Xangai, na China

Ministra Tereza Cristina apresenta dados do agronegócio para investidores chineses, em Xangai, na China

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) começou nesta segunda-feira (13) mais uma etapa da viagem à Ásia, com reuniões e eventos em Xangai, na China. A ministra encontrou-se com investidores chineses, que prometeram aumentar os investimentos no Brasil. A missão também divulgou os cafés especiais brasileiros em uma cafeteira.

Investidores

Tereza Cristina apresentou dados do setor agropecuário e áreas com potencial de crescimento para um grupo de 40 investidores chineses com projetos no Brasil. O encontro foi organizado pelo Banco do Brasil em parceria com o consulado brasileiro.

Os investidores informaram que pretendem aumentar o montante aplicado no Brasil, em setores de sementes, suinocultura, infraestrutura e ferrovias.

Os chineses revelaram interesse em obras ferroviárias, como a Ferrogrão – corredor ferroviário para escoamento de grãos da Região Centro-Oeste, que será construído entre Sinop (MT) e Itaituba (PA), onde fica o Porto de Miritituba. O projeto é orçado em US$ 3,37 bilhões e o edital deve ser lançado no quarto trimestre de 2019.

Outra obra citada foi a Fiol (ferrovia que ligará Ilheús (BA) a Figueirópolis (TO), para escoar minério de ferro da região de Caetité e grãos) e a Norte-Sul (principal via para o escoamento de grãos pelo Arco Norte com investimentos estimados em US$ 680 milhões).

Na reunião, os chineses demonstraram também grandes expectativas em relação às medidas a serem adotadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para destravar a economia do país.

Participaram também da reunião o secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério, Orlando Leite Ribeiro; o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo; a diretora da Promoção Internacional do ministério, Márcia Nejaim, e o cônsul geral do Brasil em Xangai, Gilberto Moura.

Cafés especiais

O primeiro compromisso da delegação foi a divulgação de cafés especiais brasileiros na SeeSaw cafeteria. O mercado chinês de consumo de café vem crescendo.

A ministra lembrou que convidar alguém para tomar um cafezinho é um gesto de amizade no Brasil. “Hoje, depois de tantos anos, o café brasileiro pode ser considerado café gourmet, espalhado pelo mundo. Gostaríamos que a China tomasse mais café”, disse.

O evento de promoção foi organizado pelo importador Jason Wang com apoio da diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanusia Nogueira. Deputados federais que acompanham a ministra também estiveram no evento.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

Fonte : Mapa